Preconceitos e Conceitos Mumificados

Quarta, 05 de Dezembro de 2018.

Consta que Einstein teria escrito ser mais fácil destruir o átomo do que um preconceito.
O que é um preconceito? Seria um conceito mumificado que não evoluiu no tempo?
Acreditar que o futuro está escrito, que não poderemos criar nosso destino, é um exemplo eloquente de um preconceito.
Quem estuda e se esforça por melhorar suas condições intelectuais e materiais, está criando um novo futuro, transformando o destino comum ao qual estarão sujeitos os que não se esforçam por melhorar as suas vidas. O destino está escrito para os que acreditam nessa predestinação, os inertes, encostados.
A única certeza que se tem sobre o futuro é que um dia se vai morrer, por ser o cumprimento de uma lei. Se quer dizer que isso está escrito, que seja. Mas entre o dia do nascimento e o do desenlace final, todos os outros serão nossos, e poderemos optar por sermos seus construtores ou espectadores passivos de um drama individual.
Um outro preconceito muito ligado ao anterior é que não poderemos mudar a nossa maneira de sentir e pensar, quando a vida deveria ser feita de mudanças; sem elas não há melhorias, evolução.
É um preconceito achar-se superior aos demais, como também inferior. Não adianta compararmo-nos com os outros; o importante é estar sempre a observar a própria conduta com o intuito de melhorá-la. Os outros devem ser para nós exemplos do que poderemos chegar a ser ou do que não deveremos ser.
E os dois maiores preconceitos que têm impedido a efetiva evolução da espécie humana: Deus é matéria de crença ou não existe. Preconceitos que se fundem por impedir que o homem empreenda na vida uma trajetória de aprendizado que lhe permita descobrir o motivo de sua existência no planeta.
A crença na inexistência é a mesma que a da existência de Deus; são atitudes passivas diante de uma realidade que deveria ser investigada, estudada. E como todo o conceito, deveria ser analisado e passível de aperfeiçoamento, para que não se transforme num preconceito que deveria ser substituído por firmes convicções alicerçadas na realidade e confirmadas pela inteligência ativa capaz de examiná-las através da observação que haverá de estar sempre a aperfeiçoá-las.
Conceitos mumificados transformam-se em preconceitos.
Da Sabedoria Logosófica
• Reuniões Informativas – 3ª e5ª feiras às 18h; quartas às 19h30
• Informações – tel. (24) 20307080 – 988421575
• www.logosofia.org.br– rj-tresrios@logosofia.org.br

Por Logosofia

B01 - 728x90