Prevenção na Família

Quarta, 01 de Agosto de 2018.

Os pais têm papel fundamental na prevenção ao uso indevido de drogas.
A partir do nascimento do filho, o afeto, a forma de se relacionar, o atendimento as suas necessidades básicas são decisivos na formação de sua personalidade.

Algumas dicas para o trabalho de prevenção em família:
- O exemplo fala mais alto e forte. É muito importante que a família mantenha diálogo franco, compreensão e ternura. Isso é a base para que seu filho seja seguro e feliz.
- Tenha cuidado com suas atitudes, elas podem ser copiadas pelas crianças.
- Abra espaço não só para seus filhos mas também para os amigos, trazendo todos para dentro de sua casa. Isto será saudável para ambos, filhos e pais, dando maior oportunidade para conhecer todos mais de perto.
- A família que cedo começa o diálogo com o filho, encontrará na adolescência a aceitação e uma maior facilidade de "negociar", proporcionando assim, a criação de um canal de confiança em mão dupla.
- Os membros da família devem se atualizar com leituras, participando de reuniões, palestras e debates sobre o assunto drogas, sem preconceitos ou omissões.
- É muito importante, num ato de prevenção, "falar um ano antes do que cinco minutos depois".

O que fazer diante do problema?
Ao identificar um usuário ou dependente na família ou no seu meio de convivência, algumas medidas de orientação são necessárias:
- Ajudar a resgatar valores perdidos, procurando reintegrá-lo na sociedade.
- Aceitar a fragilidade familiar e recorrer à ajuda externa.
- Não ter o sentimento de culpa pelo procedimento do filho. O que interessa, agora, é a saúde e a segurança dele.
- Procurar alguém que possa orientar o filho ou o amigo e a família, devendo ser um médico, um psicólogo ou um educador capacitado para ajudar se necessário, no encaminhamento para tratamento.
- A família deve acompanhar o processo de recuperação do seu membro, não transformando essa competência apenas para especialistas que atendem o doente, fazendo com que ele possa se sentir valorizado para que volte a curtir seus ideais, estudo, lazer, amigos e namorado (a).

Por Dr. Eneas Zandomênico

B01 - 728x90