ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ÚLTIMAS

Profissão Trabalho - Parte II

Sábado, 28 de Março de 2020.

  Profissão Trabalho - Parte II O trabalho sempre foi e será presente na vida da sociedade, de certa forma tudo gira em torno do trabalho. O ato de existir por si só já é um trabalho para todo o nosso organismo que se mantém em constante atividade para que possamos nos manter vivos. Desde que éramos um espermatozoide vencedor já estávamos envolvidos em um trabalho. Se você consegue ler esse artigo isso significa que o seu coração está batendo e que os seus pulmões estão funcionando para que você possa respirar. O nosso corpo se renova constantemente, nossos átomos e moléculas se renovam todos os meses, anualmente nossas células passam pelo processo de transformação. Pesquisas realizadas demonstram que, em média, 98% dos átomos presentes no interior das moléculas que compõem as células do corpo são renovados todo ano através dos alimentos que ingerimos, do ar que respiramos e dos líquidos que consumimos. O nosso cérebro é umamáquinapoderosíssima que trabalha demodo mais complexo do que qualquer computador já produzido.
As formas de se trabalhar tem mudado significativamente.Vivemos em um tempo em que o mundo é menos previsível, mais mutável e com mais incertezas.As coisas se transformam rapidamente.Como dizia o ilustre sociólogo e filósofo polonês ZygmuntBauman, autor da obra “Modernidade Líquida”:“os tempos são líquidos porque, assim como a água, tudo muda muito rapidamente. Na sociedade contemporânea, nada é feito para durar”.
A não muito tempo atrás, no final do século XX, as pessoas saíam das escolas, instituições de ensino e/ou faculdade e, com perseverança encontravam emprego. O trabalho oferecia plano de carreira e estruturava à vida de seus colaboradores. Uma vez empregado o trabalhador através do seu emprego estável como alicerce podia se planejar com maior segurança e construir compromissos para a vida toda, como comprar um casa e criar seus filhos. O trabalho proporcionava um senso de identidade para o trabalhador.
Hoje em dia é mais difícil de se observar trabalhos que garantam uma maior segurançaa longo prazo ou que proporcionem o mesmo senso de identidade. Os postos de trabalho estão em constante mudança, assim como as pessoas.
A automação tem tomado cada vez mais empregos. Muitas tarefas antes realizadas por pessoas estão sendo feitas por máquinas. Trabalhos de escritório, advogados e até mesmo médicos podem vir a ser substituídos por softwaresou robôs no futuro.A força de trabalho trocada por robôs e sistemas automatizados será um dos principais desafios da sociedade global nas próximas décadas. Alguns trabalhos deixarão de existir, outros que são realizados por mais trabalhadores hoje em dia serão realizados por menos colaboradores, ou até mesmo por apenas um indivíduo.
O mercado de trabalho tem precisado e procurado cada vez mais trabalhadores versáteis. Hoje em dia é possível que um médico realize uma cirurgia a distância e com uma maior precisão. O médico para realizar esse tipo de cirurgia acaba tendo que adquirir novos conhecimentostecnológicos. Os profissionais da área de segurança e saúde do trabalho já tem uma série de equipamentos a seu favor, exemplos disso são as câmeras inteligentes e drones, robôs podem ser utilizados para auxiliar nas questões relativas à segurança. Os colaboradores do departamento de recursos humanos por sua vez já podem ter a sua vida mais facilitada com a utilização de softwares, algo quedesafoga os mesmos na realização das atividades laborais, tendência cada vez maior no departamento. Os professores fazem cada vez mais o uso de computadores, smartphones e afins para dar aulas e transmitir conteúdos e informações.Os combates a princípios de incêndios e incêndios podem ser realizados com maior segurança através da utilização de novos equipamentos e robôs guiados a distância.
É natural do ser humano querer ficar na zona de conforto para despender menos energia. Algumas pessoas preferem estar no modo avião. No entanto para se manter atualizado e corresponder às expectativas do mercado de trabalho é necessário sair da caixa.Para lidar com as incertezas e constantes atualizações do mercado de trabalho, o ideal é desenvolver a capacidade adaptativa e de autodesenvolvimento.
Algumas pessoas se sentem deslocadas com as constantes mudanças e incertezas, e sofrem quando encontram novos desafios. Nesses momentos se faz necessário a presença da motivação, flexibilidade, engajamentoe da resiliência. As empresas tem buscado e valorizado cada vez mais essas características Quanto mais resiliente for o indivíduo, maiores serão as chances de adaptação às mudanças. Os profissionais que conseguem se adaptar aos novos desafios tendem a ter a autoestima mais elevada, a ser mais estáveis emocionalmente, mais sociáveis e a enxergar os novos desafios como oportunidades de transformação e crescimento e não como ameaças.
Se você deseja saber como encontrar um propósito mais significativo para a sua vida laboral acompanhe o próximo artigo. Seja forte e corajoso. Não se apavore nem desanime.











Por Jhean Garcia

Crédito da Foto: Reprodução