ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ÚLTIMAS

Profissão Trabalho – Parte V

Sábado, 16 de Maio de 2020.

  Profissão Trabalho – Parte V No decorrer dessa série de artigos sobre o trabalho levantamos muitas questões relevantes que muitas vezes passam despercebidas aos olhos de inúmeros trabalhadores e empregadores, ou acabam sendo deixadas de lado. Alguns questionamentos importantes cercam a vida de trabalhadores e empregadores pelo mundo inteiro. Mas afinal de contas o queprecisamos para encontrar a satisfação no trabalho? Como o trabalho pode trazer a sensação e a satisfação de ser significativo?
Sabemos que se faz necessário um bom clima organizacional, condições de segurança e saúde do trabalho, possibilidade de crescimento,treinamento e desenvolvimento pessoal e profissional, boa reputação do empregador, ambiente de confiança, boas práticas organizacionais em gestão de pessoas, lideranças preparadas e capacitadas para equipes,comunicação e diálogo eficaz e transparente, reconhecimento,boa capacidade de networking,flexibilidade, boa capacidade de feedback, remuneração e benefícios de qualidade,responsabilidade social, inclusão social de pessoas portadoras de necessidades especiais, diversidade e inclusão, ambiente plural, boa gestão socioambiental e socioeducativa,missão visão e valores, alinhamento de valores como um todo, cultura organizacional, dentre outros fatores. Sabemos então que não se trata só de dinheiro. Existeuma série de coisas que define o trabalho dos sonhos. Mas, mais importante do que o reconhecimento e diversos outros fatores que influenciam na vida laboral do indivíduo, vale destacar o sentido de propósito, satisfação e de missão do trabalho.O trabalhador parte e deixa todo o seu patrimônio para trás, nenhuma pessoa é enterrada com os seus bens produzidos e adquiridos como os faraós, mesmo esses são mais lembrados por seus feitos. No fim o que fica é o legado deixado.
Não se deve deixar de ressaltar a importância do empregador, do alinhamento e comprometimento do mesmo com os colaboradores, com a existência e sobrevivência do time e da empresa como um todo.A relação empregador/trabalhador é uma via de mão dupla, quando essa relação se torna deficiente a tendência é que se torne caótica trazendo uma série de malefícios para ambos os lados.Nenhum empregador é perfeito, mas sim perfectível, o caminho reside no comprometimento e na boa fé. Através de reflexões e análises o indivíduo pode encontrar o trabalho que entende ser o mais significativo para a sua vida e até mesmo para a dos outros, depende muito de se colocar o “pensante” para trabalhar e olhar com atenção para o eu interior.
Um trabalho significativo também é um trabalho que de alguma forma ajuda os outros, um trabalho que de maneira grande ou pequenacom todas as suas peculiaridades sirva para a humanidade, algo que está ligado ao legado que beneficia a sociedade de forma geral.Vale fomentar que todos os trabalhos temo seu valor e sua importância para a sociedade e são nobres para cada indivíduo que encontre prazer e satisfação ao realizá-lo.Um trabalho tem significado positivo e produtivo quando a pessoa sente no seu íntimosatisfação ao realizá-lo, é algo que a pessoa pode vir a trabalhar durante sua carga horária e continuar a se sentir bem. Um trabalho positivo e produtivo é capaz de exercer sobre o trabalhador motivação e engajamento mesmo com as adversidades do dia a dia.
O trabalho não é um filme de terror, um conto de fadas e tão pouco uma comédia barata. O trabalho é parte significativa do teatro da vida onde os atores em busca de um bom papel se destacam e colhem os melhores frutos. O trabalho abre as portas da edificação. Um bom trabalho é visto como um bom retrato no teatro da vida. Todo trabalhador é um colaborador, colaborandode alguma forma com algo e consigo mesmo.Todo trabalhador é alguém que dedica o seu tempo e energia para um propósito, sendo que este, só tem uma vida neste mundo onde o relógio corre sem parar.
Muito se fala sobre substituição dos trabalhadores por robôs, sistemas, padrões, softwares e coisas do tipo, mas vale lembrar que os que transcendem ao natural e que tem afinidade pelo ofício laboral tendem a se destacar e a se encaixar no essencial.
No próximo artigo irei falar sobre algumas questões relevantes para a vida dos trabalhadores e empregadores,a respeito da importância de se ter visão, sobre conseguir enxergar além do que se vê e de ter objetividade, de se desenvolvercomo pessoa e como profissional, sobre gratidão, dar sentido à vida laboral e outros assuntos. Seja forte e corajoso. Não se apavore nem desanime.

Por Jhean Garcia

Crédito da Foto: Reprodução