R.I.O da cultura

Sábado, 30 de Março de 2019.

R.I.O da cultura

Atendendo ao convite da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa - SECEC RJ, na quarta-feira, 27 de março os representantes da Secretaria de Cultura e Turismo de Três Rios, José Rodrigues - subsecretário e Vera Alves - historiadora, participaram da R.I.O - Reunião de Integração e Oportunidades. Estiveram presentes no evento representantes de 44 municípios do estado composto por 10 regiões.
A reunião aconteceu na Sala Cecilia Meireles, na Lapa na data em que se comemora o dia Mundial do Teatro e do Circo. Na abertura tivemos a apresentação da Escola de Musica Vila Lobos e logo após foi composta a mesa com a participação do vice-governador Cláudio Castro, o Secretário de Cultura RuanLira, o Presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa- Alerj deputado Eliomar Coelho e a Secretária de Cultura do Rio de Janeiro Mariana Ribas.
Sendo um dos principais vetores de desenvolvimento, o objetivo foi dialogar com aqueles que, na atual gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, serão destaques no crescimento do nosso estado: nossos gestores culturais, disse Ruan Lira.
O Presidente da Comissão de Cultura da ALERJ, na oportunidade de sua fala solicitou ao Secretário o cumprimento do Sistema Estadual de Cultura- SIEC RJ principalmente no que diz respeito à execução do denominado CPF da Cultura - o Conselho de Políticas Culturais, o Plano de Cultura e o Fundo de Cultura, como também aos programas de formação para os agentes culturais, a interiorização das politicas culturais com investimentos e à valorização e investimento na salvaguarda do Patrimônio Cultural do estado, pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural - INEPAC. O secretário Ruan Lira se comprometeu como cumprimento dessas pautas.
A coluna vem acompanhando junto aos representantesdos Fóruns de Culturado Estado e da Comissão de Cultura da ALERJaguardando que a Secretaria Estadual de Culturaconvoque eleição para o Conselho Estadual de Politica Cultural- CEPC RJ biênio 2019/2020 que se faz tão urgente e necessária para dar cumprimento ao Sistema Estadual de Cultura do RJ.

Por Vera Alves - Cultura Centro-Sul

B01 - 728x90