Resiste Cultura

Sábado, 20 de Julho de 2019.

Resiste Cultura

Dando prosseguimento ao tema que acompanhamos desde o final do ano passado, eleições para o Conselho Estadual de Política Cultural – CEPC informamos que ontem foi realizada na Região Costa Verde, a última conferência das regiões do Estado, encerrando a votação para representantes que atuarão como conselheiros. Na segunda (22), será a vez da capital escolher o representante para o CEPC. Assim, na próxima coluna ainda abordaremos o processo eleitoral e os eleitos para o biênio 2019/2020.
Pensando na função da arte, diante da tristeza e desolação, da violência e desencanto que vivenciamos em decorrência da política desastrada e perversa desse governo, que atinge os brasileiros em todas as áreas e em particular a cultura, nosso tema. Seguimos resistindo e sabendo que a arte é necessária para que a vida não desapareça e se torne sem sentido: A arte é a alma da cultura.
O Festival Sesc de Inverno, considerado o maior evento cultural multilinguagem do Brasil, traz em sua 18º edição, além de consagrados artistas, a participação expressiva de talentos locais, cujo objetivo é promover a produção artística e fortalecer a identidade cultural dos brasileiros. A grande novidade desse ano é que o evento, que tradicionalmente é realizado na Região Serrana vai beneficiar também a nossa Centro Sul. Três Rios foi incluído na programação que acontece de 19 a 28 de julho. Parabéns para o Sesc que no meio dessa onda de desmonte da cultura pelo governo federal vem ampliando e ocupando cada vez mais o espaço de fomentador e incentivador das artes fazendo a cultura se fortalecer e assim mantém a chama da vida e da resistência diante da ignorância e truculência dos que querem destruir nossa expressão e manifestação cultural. Confira a programação e participe! festivalsescdeinverno.com. br

Acontece na Centro Sul, de 23 a 25 de julho a caravana do Rio Criativo. O evento será realizado em Paraíba do Sul com seis oficinas práticas para quem trabalha com cultura e economia criativa, aberta a todos e gratuita. A Centro Sul Fluminense apresenta muita diversidade cultural, composta por dez municípios: Areal, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Mendes, Paty do Alferes, Paraíba do Sul, Sapucaia, Vassouras e Três Rios. Na condição de maior município da regional, Três Rios está se preparando para implementar seu turismo com a chegada do Trem Rio Minas. O Rio Criativo vai proporcionar uma imersão para discutir o potencial das cidades da região nas suas expressões culturais e entender como produzir e inovar para gerar receita com a sua produção cultural. Para inscrição consulte RIOCRIATIVO.COM



Em setembro a Centro Sul também será contemplada com Oficinas de Capacitação Técnicapatrocinada pela Superintendência Estadual de Museus – SMU RJ na próxima colunadivulgaremos a programação que começapor Três Rios, nos dias 24 e 25 de setembro com a Oficina Institucionalizando Museus. .

Por Vera Alves - Cultura Centro-Sul

Crédito da Foto: Reprodução

B01 - 728x90