Saiba que documentos podem ser usados em versão digital

Sábado, 06 de Abril de 2019.

Carregar papeis não é nenhum sacrifício – eu adoro papel e cheiro de livro novo – mas a verdade é que, atualmente, está bem fácil diminuir a bagagem da bolsa! Com a tecnologia hodierna, que nos possibilita carregar centenas (até milhares) de títulos em um tablet e documentos diversos no smartphone, podemos sempre optar pelo que no momento nos convém.
Veja, aqui, alguns documentos que estão disponíveis em versões digitais, com validade em todo o país:
1 – Carteira Digital de Trânsito: Pioneiro, o serviço pertence ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e foi desenvolvido pela Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). Por medida de segurança, só pode ter um dispositivo vinculado ao documento. O sistema utiliza QR Code, quando offline, ou assinatura digital, quando online. Pode ser baixado normalmente do Play Store.
2 – CTPS Digital: Versão online da Carteira de Trabalho e Previdência Social, permite ao usuário consultar PIS/Pasep, conferir o contrato de trabalho atual e solicitar segunda via da caderneta. O modelo, porém, é uma extensão:não substitui (ainda) o documento original.
3 – CRLV: O Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo pode ser registrado no aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito), incluído na plataforma da CNH Digital. Tem a mesma validade do documento impresso, embora este seja obrigatório, posto que sua emissão é exigida pela Resolução 744/Contran/2018. Funciona offline com QR Code.
4 – E-Título: O Título de Eleitor Virtual poderá ser usado nas próximas eleições, substituindo o documento físico. A plataforma traz informações sobre quitação eleitoral, zonas de votação e cadastramento biométrico. O documento oficial com foto, entretanto, deverá ser apresentado junto com o E-Título.
#BOMFIMDESEMANA

Por Daniele Barizon

B01 - 728x90