Saúde e Bem-Estar

Terça, 03 de Março de 2020.

  Saúde e Bem-Estar

O Tai Chi Chuan e a respiração...

No começo de 2017, iniciei uma atividade para principiantes sobre a arte do Tai Chi Chuan, e depois de alguns minutos, perguntei aos praticantes se alguém queria fazer perguntas. Certa senhora, que era verdadeiramente uma iniciante disse; “e quanto a respiração?” Essa foi uma boa pergunta, porque o tema da respiração aparece em vários livros sobre o Tai Chi.
Em resposta, eu disse o que sempre costumo dizer – que, se aprendermos as formas, se as realizarmos em relaxamento e num tempo certo, a respiração cuidará de si própria. Essa é a atitude que eu adotei, por ser ela a mais natural.
No reino dos animais, damos com toda sorte de movimentos dos animais, dos pássaros, dos répteis, dos peixes e dos insetos, geralmente eles superam os movimentos humanos.
O que os animais possuem e o que nós próprios já perdemos na sua maior parte, é a capacidade de não interferir nos movimentos do corpo.
O papel da respiração no funcionamento do corpo dos seres humanos foi documentado por séculos na China, Índia, Japão e outros países. Essa documentação sempre esteve relacionada com disciplinas específicas na melhora das enfermidades. Em uma das atividades realizadas do Tai Chi nas dependências do Entrerriense Futebol Clube (parceiro do Grupo Saúde e Equilíbrio para todas as idades, com a prática do Tai Chi) a qual foi interrompida pelo choro de uma criança de sete (7) anos, que chorava copiosamente porque tossia muito. Eu pedi a essa criança que assoasse bastante o nariz, que inevitavelmente pararia de chorar. A ligação entre assoar o nariz e parar de chorar, deixaria de lado o seu sofrimento tão logo assim fosse feito. Todos já ouviram a expressão “respire fundo”. Imediatamente, ao choro da criança e o assoar o nariz, o diafragma e os pulmões reagiram da forma mencionada. Portanto, podemos admitir que o treinamento contínuo do Tai Chi, provocando a respiração profunda e relaxada, pode combater alguns dos efeitos da velhice, através da terapia correta da respiração a ser empregada nas escolas, tanto estaduais, como municipais no intuito de controlar o estresse e o sistema nervoso central de seus alunos nos seus comportamentos temperamentais, haja visto, em algumas escolas com conflitos frequentes entre alunos!


Edgar Antunes
Terapeuta Holístico
Atendimento: Sede do SINDQUIMP ( Sind. das Ind. Químicas T.R.)
Local: Rua Isaltino Silveira, 1319 – Cantagalo Três Rios-RJ CEP:25804-250
(Em frente a entrada da Guanapack Ind. Plásticos e Centro Universitário SUPREMA T.R.)
Produtos Naturais - https://loja.maravilhasdaterra.com.br/natus
Atividades Físicas Diárias: “Entrerriense Futebol Clube” Todas 3ª e 5ª Feiras de 14 às 16 hs.
Contato: (24) 98844-3377
 

Por Edgar Antunes

B01 - 728x90