Saúde em dia

Respiração... O Sopro da Vida

Terça, 24 de Março de 2020.

  Saúde em dia A estação do Metal é o outono, tempo de maturidade e colheita, tempo de despedida do calor, do verão e dos dias agradáveis do fim do verão. Ao Metal se atribui o sentimento da tristeza. Os dias vão ficando mais curtos e frios, e as plantas, os animais e os seres humanos começam a se recolher dentro de si mesmos. Esse fato explica a idéia básica do Metal - condensação e concentração, as forças se dirigem para dentro. A força da concentração é inteiramente oposta a força expansiva da primavera e a energia da madeira. Os cinco elementos da tradição oriental são - Fogo, Terra, Água, Madeira e Metal, ou seja os cinco elementos da natureza.
O pulmão recebe a energia do céu “chi”, a tradição chinesa descreve a essência da respiração como força vital, um conceito que corresponde ao “chi” dos chineses. A maioria das tradições espirituais utiliza a concentração na respiração e aplica essa energia no organismo através das técnicas de meditação. Para elas a respiração é que faz nossa união com o universo, e seu uso consciente é um meio para viver em harmonia com o céu e a terra.
A respiração desempenha a função central em nossa vida consciente e inconsciente. Se essas técnicas de respiração fossem aplicadas nos centros de convivência da 3ª Idade, ao longo dos anos, não estaríamos agora preocupados com os idosos em sua baixa imunidade ameaçados por um terrível vírus que tem seu caminho principal atacar pulmões daqueles com menos resistência, os idosos que em sua maioria, são pessoas em nível inconsciente porque não sabem respirar corretamente.
A função dupla da respiração, carregar e descarregar energia, é um princípio que se encontra em todos as partes do universo. Trata-se de um princípio de pulsação e do intercâmbio de expansão e contração. Continuaremos nessa coluna falando sobre respiração, o sopro da vida enquanto perdurar a propagação do Coronavírus (Covid19).
Edgar Antunes
Terapeuta Holístico
Atendimento: Sede do SINDQUIMP ( Sind. das Ind. Químicas T.R.)
Local: Rua Isaltino Silveira, 1319 – Cantagalo Três Rios-RJ CEP:25804-250
(Em frente a entrada da Guanapack Ind. Plásticos e Centro Universitário SUPREMA T.R.)
Produtos Naturais (proteção antiviral) - https://loja.maravilhasdaterra.com.br/natus
Atividades Físicas Diárias: “Entrerriense Futebol Clube” Todas 3ª e 5ª Feiras de 14 às 16 h.
Contato: (24) 98844-3377

Por Edgar Antunes

B01 - 728x90