Saúde em Harmonia

Shiatsu Facial: Rejuvenescimento

Terça, 04 de Junho de 2019.

 Saúde em Harmonia

Há mais de 5.000 anos, o oriente desenvolveu a filosofia e a teoria da Medicina Tradicional Chinesa, tendo como base o estudo da natureza, que visa com suas técnicas e procedimentos estimular pontos reflexos para promover a circulação do “Ki” (energia vital). O Ki flui em nosso corpo através dos 12 meridianos. Para manter o Ki em equilíbrio da bipolaridade Yin e Yang, é necessário fazê-lo fluir harmoniosamente nos canais, regularizando as transformações dos elementos da natureza – Fogo - Terra – Água – Metal e Madeira, onde as técnicas orientais se baseiam.
Isto é conseguido com o Shiatsu, umas e outras técnicas de massagem. A face é a única parte do corpo que distingue uma pessoa da outra. A saúde exterioriza-se em forma de beleza independente do seu padrão. O rosto é um espelho que reflete o interior físico e emocional do indivíduo. Se você prestar atenção verá que o rosto fala baixinho: primeiro os sinais são suaves, depois aparecem olheiras, a pele perde o viço, as pálpebras incham, etc. As experiências vividas deixam marcas no rosto que podem ser modificadas com Shiatsu Facial e o padrão mental. Nosso rosto conta a nossa vida, porque tudo que expressamos vêm de estímulos internos que estão relacionados com nossa mente (Shen). Por isso é que corpo e mente devem estar em perfeita harmonia.
A face no campo da saúde oriental, é a parte importante para se fazer a avaliação e para se descobrir a condição do Ki. Qualquer desequilíbrio do organismo estará marcado na face. A saúde implica na compreenção da natureza, na vida comum, na simplicidade, no equilíbrio absoluto... na ausência de raiva. Assolados por dúvidas e desgostos, a mente e o espírito se desorientam. Esse equilíbrio, com certeza trata desarmonia das funções e vísceras, o que irá provocar uma série de problemas, tais como gastrite, úlceras, palpitações, tristeza, medo, insegurança, intolerância, etc.
O Shiatsu Facial é um dos mais valiosos legados da cultura do extremo oriente deixou para a saúde da humanidade. O desenvolvimento desse método terapêutico no mundo ocidental é incontestável, sobretudo no aspecto social. Entretanto não podemos ignorar os equívocos quanto a sua tradição, teoria e prática em nosso país.
Vemos destaque inúmeras variações da prática do Shiatsu Tradicional, com o objetivo de ocidentalizá-lo e adaptá-lo ao sistema de saúde vigente, na maioria das vezes deformando suas técnicas e aviltando sua origenalidade. O maior engano consiste em conceituar o Shiatsu, no ocidente, como massagem ou massoterapia, supondo que seus objetivos são diferentes. Não obstante haver a necessidade de unificar as práticas de saúde, a meu ver, é fundamental a comunhão entre os dois sistemas de saúde – ocidental e oriental - que jamais deveriam se separar como acontece, ou tem acontecido. Lembrando mais uma vez, que já se encontra na mesa do Exmo. Sr. Prefeito de Três Rios Josimar Salles, o Projeto Municipal das Terapias Integrativas e Complementares, aprovado pela câmara de Vereadores, aguardando que o mesmo seja sancionado, no sentido de amenizar e facilitar os atendimentos tanto hospitalar, bem como nas unidades de saúde do Município.

Edgar Antunes
Terapeuta Holístico (Corporal)
Atendimento c/ hora marcada: (24) 98844-3377 / 99203-5898
Local: SINDQUIMP / SERRANO – Rua Isaltino Silveira, 1319 – Cantagalo Três Rios-RJ
(Em frente a entrada da Guanapack)


Por Edgar Antunes

B01 - 728x90