Saúde Mental: seja sua prioridade!

Quinta, 01 de Fevereiro de 2018.

Saúde Mental: seja sua prioridade!

Muitos são aqueles que vivem em função dos outros e acabam esquecendo-se de si. Algumas pessoas não medem esforços para sempre agradar o outro, mas com isso, se colocam em segundo plano e acabam se acostumando com essa posição.

Não somos obrigados a sorrir se não quisermos ou se não estivermos bem; não somos obrigados a esconder e "engolir" os sentimentos por medo da reação do outro e nem a agradar a "todos", o tempo todo, principalmente se isso nos desagrada. Falar NÃO, é fundamental, afinal, a frustração faz parte do desenvolvimento da inteligência emocional.

Indivíduos que vivem em um intenso movimento de satisfação alheia acabam experimentando uma autoanulação. Estão sempre "abrindo mão", cedendo e se forçam a "engolir" seus questionamentos. Contudo, Calar angústias, mágoas, sentimentos, decepções e outras emoções, ou até mesmo situações traumáticas vividas, traz inúmeros prejuízos ao psiquismo e consequentemente à qualidade de vida.

O ato de falar, de expor o que se sente é libertador e comprovadamente promove alívio das tensões. Quem nunca sentiu aquele famoso "nó" na garganta por não ter dito o que deveria?
Sujeitos que só procuram atenderas necessidades dos outros, sejam elas financeiras ou emocionais, demonstram falta de equilíbrio e baixa autoestima; Essa condição de sempre priorizar o outro em detrimento de si, acaba gerando uma insatisfação "cristalizada" que transforma a vida em apenas uma sequência de acontecimentos sem cor e sentido.

Respeitar o outro em suas demandas é importante, contudo olhar para as próprias necessidades e desejos é o que fortalece o EU e “abastece” a vida.
T
odo investimento libidinal, ou seja, toda a energia de vida deve ser distribuída de forma equilibrada, uma parcela deve ser canalizada ao próprio EGO e aí sim outra parcela direcionada aos outros objetos de seu amor.

Não viva apenas com o intuito de fazer alguém feliz, batalhe primeiramente pela própria felicidade e amadurecimento emocional. Seja sua prioridade!



Psicóloga Bruna M. Spada Sant’Anna, Especialista no Atendimento de Casal e Família, Integrante do COMMUTRI – Conselho Municipal da Mulher Trirriense, Palestrante, Coautora do livro: Psicologia Temática e Colunista do ENTRE-RIOS JORNAL e da Revista Minha Saúde.




Por Bruna Spada

Crédito da Foto: Reprodução Internet

B01 - 728x90