Saúde - Tai Chi Chuan

Parte II - Passo a Passo...

Terça, 30 de Julho de 2019.

Saúde - Tai Chi Chuan

O Entrerriense Futebol Clube e o Grupo Saúde e Equilíbrio, movimentando sua tarde, às 3ª e 5ª feiras das 14 às 15 horas, convidam todos os seus associados, de todas as idades, para a prática da milenar cultura chinesa, Tai Chi Chuan. O

s movimentos marciais do Tai Chi Chuan manterá sua memória aguçada, principalmente se o seu objetivo for aliviar o estresse. As pressões diárias fazem com que todo o nosso sistema biológico fique num estado de alerta permanente, até mesmo durante o sono.

Os resultados estão a nossa volta; hipertensão, enxaqueca, asma, todos os tipos de dores, problemas mentais, depressão e infarto. Algumas pessoas encontram alívio nos esportes aeróbicos que ajudam a dispersar a tensão e fortalecer os sistemas respiratórios, muscular e cardiovascular.

Porém, esses benefícios muitas as vezes são neutralizados pelos efeitos da competição ou dos maus tratos que infringimos ao nosso corpo. Outras pessoas tentam relaxar “afastando-se de tudo”. A forma mais extrema desse comportamento é o retiro para meditação. Os efeitos são bastante conhecidos: ritmo respiratório e pulsação mais lentos, melhor digestão, maior prontidão mental e tranquilidade.

O cérebro funciona num registro diferente, mais afinado com as profundezas do mar do que com as ondas turbulentas da superfície. Contudo, muitas pessoas acham extremamente difícil manter essa tranquilidade ao retornarem suas atividades normais do dia a dia.

O bom do Tai Chi é que ele é um meio termo entre esses dois extremos, reunindo os benefícios de ambos sem envolver exercícios violentos ou choque do retorno ao mundo após um retiro meditativo. E a razão maior do Tai Chi Chuan é que esses benefícios para a saúde são trabalhados na parte física, mental e emocional do praticante.

Aulas

Particulares e em Grupo, ao ar livre ou locais fechados, práticas para a Terceira Idade e formação livre para a saúde. Usar roupas leves. O Tai Chi Chuan tem essa prática nas dependências do Entrerriense Futebol Clube, o grande parceiro das iniciativas em prol da Terceira Idade, cedendo o espaço para o segmento da pessoa idosa, onde aqui também expressamos nossos agradecimentos a toda a sua diretoria e funcionários.

Por Edgar Antunes

B01 - 728x90