Sem Conselho, Sem Dinheiro

Sábado, 02 de Março de 2019.

Sem Conselho, Sem Dinheiro Lideranças do Estado promovem projetos de capacitação da juventude focados em comunidades de baixa renda


Ainda sem resposta a agenda solicitada pela Comissão de Representantes dos Fóruns Regionais de Cultura do Estado, conforme divulgamos na última coluna,a agenda aconteceria nasemana passada, foi adiada para apóso Carnaval, conforme informado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa - SECEC RJ. Essa reunião irá determinar o calendário das ações da SECEC RJ para dar cumprimento a Lei 7035/2015 do Sistema Estadual de Cultura. Enquanto isso o Fundo Estadual de Cultura que tem na conta R$12 milhões mofando nos cofres continua sem ser utilizado. O Fundo é um instrumento de politica pública parapatrocínio da produção cultural do Estado, cuja Lei 2927/98 é do Deputado Carlos Minc e reformulado pela Lei 7035/2015. A Secretaria de Estado é o órgão executivo e um Comitê Gestor, formado por membros do Conselho define as diretrizes. O Deputado Minc anunciou que vai oficializar a Secretaria de Cultura e ao MP para fazer cumprir a Lei. O Deputado compõe a Comissão de Cultura da ALERJ,que no dia 28 último elegeu para Presidente da Comissão,o Deputado Eliomar Coelho. Atuante na Cultura, Eliomar vem acompanhando a instituição do Sistema Estadual de Cultura e conhece muito bem todo o processo da Lei 7035/2015.

Comissão de Cultura da Alerj

Representantes dos Fóruns de Cultura do RJ já tem agendamento com a Comissão de Cultura da ALERJ. Devidoa urgência em se efetivar a eleição parao Conselho Estadual de Cultura, ainda sem calendário, serão recebidos pela Comissãona ALERJ, logo após o Carnaval para dar prosseguimento as questões cujas tratativas foram iniciadas em novembro de 2018. Assim como os Fóruns de Cultura,a Comissão de Cultura da ALERJ e o Conselho são integrantes do Sistema Estadual de Cultura.

Notícia Boa!

Desenvolvimento de polos de formação nas áreas de mídia, artes e tecnologia (games, audiovisual, programação, design e entretenimento e capacitação da juventude,foi o tema do encontro onde se reuniram em Duque de Caxias com a Secretária de Cultura e Turismo Daniele Marques, a Presidente do Fórum de Cultura do Médio Paraíba Denise Assis, o Diretor do Instituto Serrano de Economia Criativa e fundador da Rede Educativa da Universidade Federal Fluminense - UFF, Marcos Marins. O encontro teve como objetivo tratar da articulação em todo o Estado do desenvolvimento e fomento de novos projetos na área de artes e entretenimento. Essas lideranças formam um grupo, para articulação desse projeto com parceria da iniciativa privada para desenvolvimento desses polos de formação e capacitação da juventude - primeiro emprego - focado em comunidades de baixa renda, em parcerias público-privadas, em sintonia com o futuro do trabalho. Sucesso para a inciativa!

Por Vera Alves - Cultura Centro-Sul

B01 - 728x90