ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ÚLTIMAS

Serviço civil voluntário

“Estação Futuro”

Terça, 22 de Setembro de 2020.

Atualizado em Segunda, 21 de Setembro de 2020 às 18:28 horas.

  Serviço civil voluntário

Em Mil Novecentos e Noventa e Oito, o Estado do Rio de Janeiro lançou o programa “Serviço Civil Voluntário”. Programa esse criado e criteriosamente voltado a atenção dos jovens, tanto para rapazes e moças que tivessem completado 18 anos. Foi um programa baseado em uma grande oportunidade de se formar e trabalhar por sua comunidade e consequentemente pelo futuro do país. Durante 9 meses de Serviço Civil Voluntário, essa turma de jovens realizou uma série de trabalhos comunitários, além de completar seus estudos. No caso dos rapazes é importante lembrar que só poderiam se inscrever no programa os que não foram recrutados, mas que estivessem quites com o serviço militar. Nessa data, foram 15.000 jovens selecionados em todo o estado. Denominados como “Agentes do Futuro”, esses jovens concluíram o 1º grau, estudaram informática básica, gestão de pequenos negócios, direitos humanos, meio ambiente, saúde e outros temas da cidadania. Foram muitos os benefícios trabalhados em várias comunidades de Três Rios e outras localidades do estado do Rio de Janeiro.

O objetivo do Serviço Civil Voluntário era para que os jovens assumissem as responsabilidades de cidadão e se preparasse para enfrentar o mercado de trabalho. E é, por essa forte motivação, uma das mais fortes razões, o “Programa Bairros Culturais” do “Grupo Saúde e Equilíbrio”, busca resgatar essas ações com as atividades de Tai Chi Chuan e o Lian Gong nas comunidades de Três Rios. São ações cujo sentido é atender pessoas de todas as idades em sua própria comunidade, evitando assim seu deslocamento para áreas distantes. O Serviço Civil Voluntário em 1998, implantou 600 Estações Futuro por todo o estado do Rio de Janeiro, uma experiência piloto, com turmas de 25 Agentes, cada. Os Municípios através das entidades puderam abrigar várias Estações; bem como: Sindicatos, Igrejas, Escolas, Empresas, Associações de Moradores, Clubes, etc. O Serviço Civil Voluntário foi um Programa do Governo Federal, dirigido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Trabalho e Ação Social coordenado pelo movimento “Viva Rio”.

Serviços e Ações como essas deveriam ficar para sempre, e agente acaba ficando pasmado sem entender, quando se fala muito que o jovem é o “Futuro do Amanhã”? Se assim esse é o caminho para a juventude, porque a não continuidade do Programa. A nossa juventude tão desamparada, tão ociosa nos mostra a objetividade para que tanto buscamos em benefício desse segmento, que precisa de melhores valores e oportunidades. Como pesquisador de muitas coisas na vida, ainda não entendi porque ações como essa do “Viva Rio”, deram tão certo e não tiveram sua continuidade. São programas assim que incentivam os jovens a buscar um futuro melhor. E nessa oportunidade faço aqui um convite a todos os jovens em nome do Entrerriense Futebol Clube, a casa da Sociedade Trirriense, a participar das práticas do Tai Chi Chuan – ás 3ª e 5ª feiras – das 14 ás 16 horas: Conheça essa atividade e se apaixone por ela, praticando o seu futuro de estar bem consigo mesmo!

(24) 98844-3377
Atividades Físicas Diárias:
Para todas as idades.
As 3ª e 5ª Feiras de 14 às 16 hs.
no “Entrerriense Futebol Clube”
Secretaria do Clube: (24) 2252-0845
 

Por Edgar Antunes