ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ÚLTIMAS

TAI CHI CHUAN

Bairros Culturais... Parte II

Terça, 13 de Abril de 2021.

  TAI CHI CHUAN Ponto de Equilíbrio: No Tai Chi Chuan, costumamos dizer que o corpo condiciona a mente e vice versa. É exatamente essa união que traz os benefícios aos praticantes. Logo nos primeiros dias, o iniciante se sente mais calmo, mais relaxado. Mas o motivo disso ele só descobre com o tempo. Aos poucos, começa a perceber que, quando se movimenta tranquilamente, o cérebro repete esse mesmo comportamento em outras situações.
O objetivo é ensinar a mente ter tempo de reação – não apenas numa luta, mas na vida. Se eu posso ficar calmo em conflito, posso ficar calmo também, quando tenho um problema.

Fonte da Juventude: O Tai Chi, é uma prática de baixo impacto, mas que exige muito de suas articulações, pois condiciona o corpo a realizar movimentos muito diferentes dos praticados no dia a dia. Logo o praticante percebe que pode mover uma série de músculos que nem sabia que existia. Em pouquíssimo tempo a postura muda e as dores nas costas diminuem. A melhora do equilíbrio também é clara. Estudos comprovam que a queda em idosos reduz significativamente entre os praticantes, cerca de 30% a 40%. Em seguida, é o controle emocional que é favorecido. Cresce o auto conhecimento, diminui a ansiedade, e uma depressão pode ser aliviada.

A Sabedoria da Temperânça: O Yin e o Yang, as duas forças opostas e complementares que estão em tudo e em todos, formam a base da cultura chinesa. Tudo que é extremamente Yin é “receptivo”. E tudo que é extremamente Yang é “vigoroso”. No seu maior momento Yang ou seja, quando você estiver o mais violento possível, eu vou estar no meu momento Yin, o mais receptivo possível. Quando você se acalmar, eu passo a ser vigoroso. Tudo funciona de forma circular, assim como o símbolo do Yin – Yang, esse é o princípio segundo o qual a suavidade vence a dureza. No Tai Chi Chuan são praticados muitos movimentos desenhando o Yin e o Yang, exatamente para que se tenha consciência desse ciclo. A ênfase do Tai Chi reside em encontrar seus limites e ultrapassá-los com obstáculos que encontramos em nossas vidas. Para alcançar esses conhecimentos, foram anos de pesquisas ininterruptas nos estudos sobre essa prática chinesa.

Edgar Antunes
Terapeuta Holístico Credenciado
+ Inform. (24) 98844-3377

Por Edgar Antunes