Um conselho para a cultura

Sábado, 16 de Março de 2019.

A Comissão dos Fóruns de Cultura do Estado do RJ esteve reunida nesta quinta, 13, com o Presidente da Comissão de Cultura da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - ALERJ, deputado Eliomar Coelho. Mais uma vez a pauta foi a eleição para o Conselho Estadual de Política Cultural – CEPC RJ.

Desde a gestão passada os Fóruns vem se articulando para que a Secretaria de Estado de Cultura - SEC RJ cumpra a Lei 7035/2015 do Sistema Estadual de Cultura - SNC e realize de acordo com as deliberações as eleições para o CEPC gestão 2019/2020. No entanto, a SEC não cumpriu e não realizou o processo de eleição para a representação das dez regionais, conforme foi deliberado pelo Conselho. A nova gestão ainda não se manifestou sobre o assunto, embora os Fóruns já tenham levado essa pauta à atual Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa – SECEC RJ.

O Sistema Estadual de Cultura do RJ é um dos mais avançados do país e tem o dever de cumprir a lei. O Conselho é um dos instrumentos do Sistema, assim como os Fóruns de Cultura e a Comissão de Cultura da ALERJ.

Realizar eleição para o CEPC e dar posse aos conselheiros é fundamental para dar continuidade ao Sistema Estadual de Cultura na execução das políticas de cultura. Eliomar Coelho disse que como presidente da Comissão de Cultura vai se reunir com o Secretario de Estado de Cultura e Economia Criativa com objetivo de que se providenciem as eleições para o Conselho Estadual de Política Cultura
.



Deputado Eliomar Coelho e Julia Moulin da Comissão de Cultura da Alerj com os representantes dos Fóruns de Cultura do RJ.

Por Vera Alves - Cultura Centro-Sul

B01 - 728x90