Uma Visão Holística

Tem tudo para dar certo... Terapias Integrativas

Terça, 04 de Dezembro de 2018.

O que era alternativo está mudando de cara e se tornando oficial. Conquistando pacientes insatisfeitos com os tratamentos convencionais e mostrando bons resultados em pesquisas científicas; as chamadas terapias alternativas ou complementares, estão sendo absorvidas por nossa medicina e ganhando “status”; anunciando um promissor casamento. Mesmo, que a união demora a ser consumada de fato; a realidade aponta para um futuro onde estetoscópio, agulhas de acupuntura, pressão digital, ervas medicinais ocuparão o mesmo consultório em pé de igualdade em nome da vida.

Nas universidades, além de serem alvo de pesquisas, as terapias complementares são estudadas em cursos de extensão, resolvendo problemas do crescente números de pacientes atendidos nos hospitais universitários. Até algumas prefeituras se renderam e desenvolveram projetos de saúde pública baseados em práticas complementares. A prefeitura do Rio de Janeiro criou o “Pai idéia”, cujo programa chegou a funcionar em 41 centros de saúde, onde se oferecia atendimentos com Homeopatia – Acupuntura, Fisioterapia e Tai Chi Chuan. Eu mesmo fui estagiário durante 10 meses num desses Centros de Saúde no Posto de Atendimento Médico da Cinelândia, famoso nessas modalidades terapêuticas.

Essas práticas chegaram a reduzir o consumo de anti-inflamatórios de 624 mil comprimidos, para 450 mil, trabalhando com todos os tipos de pacientes em Shiatsuterapia. A população precisa urgentemente tomar conhecimento real do que são as Terapias Complementares. Hoje já existe uma portaria do Ministério da Saúde, autorizando essas práticas integrativas em suas regiões.



Edgar Antunes - Terapêuta Holístico Corporal:
é formado pela AFICORJ Associação de Filosofia e Cultura Oriental
e pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro-RJ.
Inf.: (24) 98844-3377

Por Edgar Antunes

B01 - 728x90