Unidos pela Cultura

Sábado, 25 de Maio de 2019.

Unidos pela Cultura

Dando prosseguimento aos encontros regionais a Comissão de Cultura da Alerj fez nessa sexta-feira (24), o encontro com os gestores e trabalhadores da cultura da Região Serrana. A reunião aconteceu na sede da OAB em Friburgo e na ocasião a representante da região serrana junto ao Sistema Estadual de Museus - SIM RJ, Ana Carolina Maciel Vieira entregou à Comissão carta do SIM RJ onde solicitam apoio da Comissão de Cultura para votação da matéria que incluí no Conselho Estadual de Política Cultural – CEPC RJ a cadeira do segmento MUSEU. A Comissão do SIM reforça ainda a solicitação dos Fóruns de Cultura do Estado quanto à eleição para o colegiado do CEPC biênio 2019/2020. Como já foi dito nessa coluna, desde setembro de 2018 o Conselho está sem colegiado e os Fóruns de Cultura do RJ legítimos representantes do Sistema Estadual de Cultura - SIEC RJ vêm solicitando a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa - SECEC RJ que convoque eleições para o CEPC.

Carta dos representantes regionais do Sistema Estadual de Museus do Rio de Janeiro - SIM RJ - Comissão Consultiva SIM-RJ Biênio 2018-2020

A Comissão de Cultura da Alerj – Visita na Região Serrana



Prezados (as) Senhores (as)

O Sistema Estadual de Cultura RJ é um marco na construção das políticas culturais no Estado do Rio de Janeiro de modo democrático e participativo. Por esse motivo, na IV Conferência Estadual de Cultura RJ (realizada nos dias 30 e 31/08/2018) foi encaminhado pelo GT 6 – “Preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural” a inclusão do Setorial “Museus e Patrimônio Cultural” como cadeira permanente dentre os membros que compõem os representantes da sociedade civil e do poder público no Conselho Estadual de Política Cultural, e que foi aprovado pela Plenária Geral (conforme Relatório da Conferência). A principal questão discutida na IV Conferência é que no Art. 6 da Lei nº 7.035/2015 (Lei que institui o Sistema Estadual de Cultura RJ) que descreve a Composição do Conselho Estadual de Política Cultural, apenas prevê 6 segmentos culturais (artes cênicas, cultura popular, audiovisual, música, literatura e artes visuais). Depois quando organizaram os fóruns regionais e após críticas, incluíram os segmentos de patrimônio e museus, e economia criativa, levando a realização do I Fórum Estadual de Segmentos Artísticos para elaboração dos Planos Setoriais (realizado nos dias 23 e 24/08/2017).
Com a responsabilidade de promover juntamente com o poder público através da Superintendência de Museus, as
Políticas Culturais na área de Museus, o SIM RJ (criado pelo Decreto 42.306/2010) busca articular e fortalecer a rede fluminense de museus do Estado do Rio de Janeiro. Assim, a Comissão Consultiva do SIM RJ para o biênio 2018-2020, composta por representantes de cada uma das oito regiões político-administrativa do Estado do Rio de Janeiro, juntamente com representantes da SECEC, UNIRIO, Conselho Regional de Museologia (COREM 2ª Região) e Associação Brasileira de Museologia, vem oficializar, mais uma vez, essa solicitação, visto que na reunião da Comissão de Cultura na Alerj, realizada em 15/04/2019, a representante titular da Comissão Consultiva do SIM RJ - região Centro Sul, Vera Alves Pereira, reforçou essa solicitação em nome da Comissão do SIM RJ. Agora, eu, Ana Carolina Maciel Vieira, como representante titular da Comissão Consultiva do SIM RJ – região Serrana, endosso ainda mais o pleito solicitando que a ALERJ coloque em pauta a votação da matéria que deveria ter sido votada em 2018, incluindo MUSEU como cadeira no segmento cultural do CEPC RJ.. Salientamos também, que os Fóruns Regionais de Cultura do RJ vêm, junto a SECEC, solicitando que se promovam as eleições para o Conselho Estadual de Política Cultural, que até o exato momento, está sem o colegiado desde setembro de 2018. Vamos então, como membros do SIM RJ auxiliar também a Comissão de Cultura da ALERJ no sentido de exigir que se promova eleição para o CEPC.




Como representante da região Centro Sul junto ao Sistema Estadual de Museus, estamos nos empenhando para que Três Rios tenha em breve seu Museu Histórico Municipal, conforme Lei Municipal determina, que deverá ser instalado no imóvel da Praça São Sebastião, 224 denominado Casa da Cultura e recentemente referendado e cedido pelo governo do Estado para sediar a Casa da Cultura e Museu Histórico Municipal.

Por Vera Alves - Cultura Centro-Sul

B01 - 728x90