ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ÚLTIMAS

Verba para Cultura

Sábado, 08 de Fevereiro de 2020.

  Verba para Cultura O Fundo de Cultura juntamente com o Plano de Cultura e o Conselho de Cultura são os instrumentos que compõem o Sistema de Cultura, são o que chamamos de CPF da Cultura.O Fundo Municipal de Cultura pode receber verbas, seja federal, estadual ou municipal quando esseSistema está articulado e regulamentado em suas instâncias. No município que tem o Sistema de Cultura, tem o conselho funcionando, a lei do plano de cultura, todos os instrumentos estão legalizados, portanto estão aptos para receber verba do Fundo, após regulamentado. É o Conselho de Cultura que vai estabelecer as diretrizes gerais para o uso dessa verba destinada à cultura e vai fiscalizar a aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Cultura, cabendo a Secretaria Municipal de Cultura a sua gestão, ordenações de despesas,desembolso e prestação de contas, representando o Poder Executivo.
A verba destinada ao Fundo de Cultura corresponde ao previsto em cada Sistema de Cultura. Em cada município, do total do orçamento da cultura, uma porcentagem destina-se ao depósito para o Fundo de Cultura.Esse fomento deve ser utilizado prioritariamente para incentivo aos projetos culturais da sociedade, mas pode ser utilizado também na execução de projetos do poder público, em especial no caso de ações compartilhadas com outras esferas de governofederal e estadual, nas quais são previstas transferências de recursos fundo a fundo.
Odinheiroque deverá ser depositado no Fundo vem de dotações orçamentárias do próprio município, de transferências estaduais e federais, de doações de entidades de qualquer natureza, de retorno de resultado de investimentos realizado pelo próprio Fundo, de arrecadação de taxas por uso de espaço público e de equipamentos que estejam sob a administração da Secretaria Municipal de Cultura.Auxílios de entidades de qualquer natureza inclusive organismos internacionais, além de outras fontes, conforme a leidecada Sistema de Cultura.
Em Três Rios, a adesão ao Sistema de Cultura se deu em 2012 e desde então todos os instrumentos que compõem o CPF estão normatizados, exceção do Fundo,ora devido àsexigências, orapor falta de dotação orçamentária.O Conselho Municipal de Politica Cultural vem trabalhando para que efetivamente o Fundo de Cultura possa fomentar os projetos culturais do município e entendemos que chegou a hora. Na reunião da sessão ordinária, a ser realizada na segunda feira, dia 10,será composta uma comissão que dará andamento a essaimportante conquista que é o uso do recurso do Fundo de Cultura pela primeira vez, desde a implantação do Sistema Municipal de Cultura, e a lei do Plano Municipal de Cultura,de 2016.
Corpo e Subjetividade

O Grupo de Estudos Corpo e Subjetividade realiza encontros formativo e gratuito, aberto para todos com interesse em expandir seus conhecimentos teóricos. O objetivo do Grupo de Estudos, proposto pela artista, bailarina, diretora emembro do Conselho de Cultura de Três Rios, Isadora Verly, é incentivar a leitura crítica e o debate construtivo a partir dos textos de artistas, filósofos, terapeutas e estudiosas como Suely Rolnik, José Gil, Deleuze e Gattari, entre outros. O Grupo de Estudos se reúne de 15 em 15 dias, as quintas 10h00 na Casa da Cultura (ao lado do Correios). Saiba mais pelo email: isadora-verly@hotmail.com

Por Vera Alves - Cultura Centro-Sul