Vitaminas e suas finalidades

Quarta, 28 de Novembro de 2018.

As pessoas que praticam exercícios físicos tendem a ter uma resposta do anabolismo celular inferior em relação às pessoas mais jovens. Por isso, idosos podem ter maior sensibilidade a lesões nas miofibrilas induzidas por cargas, atenuadas de regeneração e plasticidade das miofibrilas em resposta ao treino de força.
Uma nutrição adequada pode promover anabolismo e minimizar as alterações citadas nos idosos praticamente de forças ao exercitar.

As vitaminas são classificadas em lipossolúveis:

Vitamina A - importante oxidante que protege as células do corpo contra os radicais livres. Sua principal fonte ou fontes: frutas e vegetais de cor forte, como: cenoura, abóbora, brócolis, espinafre e gorduras amarelas de alimentos animais como o fígado, ovos, leite.

Vitamina D - é sintetizada com a ajuda dos raios solares e imprescindível para a produção de insulina e na manutenção do sistema imunológico. Ajuda na absorção do cálcio. Principais fontes: peixes gordos, como atum e o salmão.

Vitamina K - Componente na formação de 13 proteínas essenciais para a coagulação do sangue e envolvida na construção óssea. Principais fontes: alimentos verdes, como vegetais de folhas e legumes (couve, couve de Bruxelas, brócolis, salsa).

Vitamina E (Tocoferol) - forte antioxidante contra radicais livres; previne o câncer e doenças cardiovasculares; protege o sistema reprodutor, previne catarata, reforça o sistema imunológico, melhora a ação da insulina. Principais fontes: óleos (girassol, amendoim), vegetais de olhas verdes-escuras.

Continua na próxima coluna.

Por Dr. Eneas Zandomênico

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