Viva Mais - Mente no Alto e Pés no Chão

Inteligência Corporal - Parte I

Terça, 18 de Junho de 2019.

Viva Mais - Mente no Alto e Pés no Chão

Se eu soubesse que eu iria durar tanto tempo, teria tido mais cuidado comigo. A saúde é indiscutivelmente, o bem mais precioso na vida humana. Assim, a qualidade de vida depois dos sescenta ou setenta anos é determinada pelas atividades corporais desenvolvidas pela pessoa durante sua existência.

Inteligência Corporal, conceito pouco difundido, é a capacidade do ser em desenvolver com espontâneidade as habilidades corporais, juntamente com as expressões de sentimentos, energias e idéias. Esta inteligência está muito relacionada a psicomotricidade fina, sendo muito bem avaliada pela habilidade manual em trabalhos minuciosos e detalhados, sendo também muito bem representada pela capacidade de praticar esportes, quais sejam eles.

Na avaliação da Inteligência Corporal, podem ser investigados os níveis de coordenação motora, capacidade pulmonar, níveis de colesterol, gordura, destreza física (equilíbrio, flexibilidade, força e velocidade) e a facilidade para a percepção de medidas e volumes.

Aqui, é chamada de Inteligência Corporal a vivência natural de hábitos diários, de alimentação saudável, atividades físicas regulares, sono reparador, realização de exames médicos e odontológicos periódicos.

Se você tiver dificuldades em seguir essas prescrições aqui detalhadas, venha para o Grupo Saúde e Equilíbrio, para as práticas de Tai Chi Chuan, às 3ª e 5ª feiras, das 14 às 15 horas, nas dependências do Entreriense Futebol Clube, em parceria com a terceira idade. “Se você não tiver tempo para cuidar da saúde, terá que arranjar tempo para tratar a doença”?


Por Edgar Antunes

B01 - 728x90