WhatsApp cria sistema que bane 2 milhões de perfis por mês

Sábado, 09 de Fevereiro de 2019.

Uma boa notícia para quem não é fã de Spam ou Fake News: o WhatsApp vem investindo pesado na luta contra perfis mal intencionados. Após propaganda negativa devido ao uso do app em campanhas de desinformação em processos eleitorais, inclusive aqui no Brasil, a empresa anunciou um novo sistema, que ajuda a banir cerca de 2 milhões de contas do mensageiro por mês.
Trata-se, de acordo com seus porta-vozes, de uma ferramenta de detecção automática de perfis falsos, pessoas que enviam spams continuamente e boots que criam várias contas e cadastros suspeitos, os quais são avaliados em estágios.
O nível de sofisticação do software, conforme o WhatsApp, permite reconhecer 20% das investidas maliciosas já no início do protocolo. No processo, são analisados fatores como endereço de IP, país de origem e quantidade de material enviado desde a criação do perfil. O sistema conta com ajuda das inúmeras denúncias recebidas. Do total de usuários banidos, 75% o são feitos manualmente, ou seja, demandam análise criteriosa não apenas de máquinas, mas de profissionais habilitados.
A novidade, claro, vem em boa hora: sabemos que qualquer plataforma de comunicação pode ser explorada de forma positiva ou não – dependendo da intenção de quem a manipula. O WhatsApp é um excelente instrumento, que facilita estágios importantes de nossa rotina familiar, social e profissional. Cabe, portanto, cuidar para que seja sempre usado da melhor maneira possível.

#BOMFIMDESEMANA

Por Daniele Barizon

B01 - 728x90