ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ÚLTIMAS

1º de setembro - Dia do Profissional de Educação Física

País - (Esporte) - Terça, 01 de Setembro de 2020 às 07:00 horas.

  1º de setembro - Dia do Profissional de Educação Física No dia 1º de Setembro, é comemorado em nosso país o Dia do Profissional de Educação Física, uma data voltada para a valorização e entendimento das várias modalidades que englobam essa profissão. Essa celebração ocorre nessa data por coincidir com a instituição da Lei Federal nº 9696, em 01 de setembro de 1998, que regulamentou a Profissão de Educação Física e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física.
De acordo com o Conselho Federal de Educação Física, é reconhecido como Profissional de Educação Física aquele identificado pelas denominações a seguir: Professor de Educação Física, Técnico Desportivo, Treinador Esportivo, Preparador Físico, Personal Trainner, Técnico de Esportes; Treinador de Esportes; Preparador Físico-corporal; Professor de Educação Corporal; Orientador de Exercícios Corporais; Monitor de Atividades Corporais; Motricista e Cinesiólogo.
Com a missão de defender a sociedade, zelando pela qualidade dos serviços profissionais oferecidos, através da habilitação, regulação e fiscalização do exercício profissional de Educação Física, primando pela aplicação da conduta ética e excelência técnicas vinculadas a promoção da Saúde Física, Mental e Social e a visão de legitimidade social e que seus registrados sejam reconhecidos como profissionais da Saúde em todas as áreas e campos de atuação.
Independentemente da área em que o Profissional de Educação Física atua, ele sempre está diretamente relacionado com a promoção da saúde e aumento da qualidade de vida da população. Recentemente reconhecido a prática de atividade física e do exercício físico como essenciais mesmo em tempos de catástrofes naturais para a população.
Assim sendo, é fundamental que um profissional formado e devidamente registrado acompanhe as atividades físicas realizadas em academias, escolas e unidades de saúde por exemplo, para garantir que a atividade ocorra de maneira adequada, além de garantir a saúde de quem está praticando.
Atualmente a Região Centro Sul tem uma Comissão do Conselho Federal de Educação Física – CREF1, com a Gestão de Relacionamentos de Mariana Junqueira tendo como integrantes os profissionais dos municípios de Areal, Com Levy Gasparian, Sapucaia e Três Rios: Alisson de Oliveira Muniz CREF RJ-009469 / Celso Barbosa Junior CREF RJ-029922 / Fernanda Curcio Barreto CREF RJ-049167 / Isabela Leal Vieira CREF: 055784 / Juliano Marini C. Mazza Fernandes CREF RJ-053050 / Neumar Antonio Candido CREF RJ-005598 e Valber Moraes Garcia CREF RJ-013470

Curiosidade: O Símbolo da Educação Física é o Discóbolo de Mirón (imagem do início deste texto) e foi escolhido como uma forma de simbolizar a força e o dinamismo da profissão. A pedra do curso, por sua vez, é a de cor verde, que é usada por todos os profissionais da saúde, aonde teremos a iluminação em comemoração ao dia em alguns pontos das cidades da Região Centro-Sul Fluminense.

*Fonte https://cref1.org.br/

Por Redação

Crédito da Foto: Reprodução

Publicidade