Alimente-se bem, alimente-se com segurança!

*Gleici de Lima Fonseca

País - (Opinião) - Sábado, 21 de Março de 2020 às 07:00 horas.

  Alimente-se bem, alimente-se com segurança! Está difícil engolir? Conhece alguém que tem dificuldade para engolir? Vamos entender um pouquinho sobre o que pode estar acontecendo.
O dia 20 de março passou a ser marcado como o Dia da Atenção à Disfagia. Um momento em que os conselhos de Fonoaudiologia realizam campanhas alertando sobre o assunto.
O nome Disfagia pode ser estranho, mas o problema é mais comum do que se imagina. A disfagia é o distúrbio da deglutição que pode ocorrer do recém-nascido ao idoso. Ou seja, qualquer dificuldade, desde a boca até o estômago, que impeça o ato de engolir de forma segura e eficiente. Apresenta sinais, dentre outros, como tosse ou engasgos durante a alimentação, lentidão e alimento parado na boca, sensação de alimento na garganta, voz molhada após engolir.
Importante destacar que a Disfagia não é uma doença por si só, mas um sintoma de que alguma alteração está ocorrendo.Por tanto, pode estar presente nos Acidentes Vasculares Cerebrais (derrames), Traumatismos cranianos e de face, Demências, Parkinson, Câncer de cabeça e pescoço, em algumas Síndromes, Paralisia Cerebral, psicogenias e, também, pode fazer parte do envelhecimento.
A Disfagia gera graves complicações, como desnutrição, desidratação e pneumonia aspirativa, que podem levar à morte. Além de provocar problemas emocionais e isolamento social.
A qualquer sinal, procure um Fonoaudiólogo, que é o profissional que, em conjunto com outros especialistas, atua no gerenciamento da Disfagia, avalia qual a via de alimentação mais segura, orienta manobras de proteção, exercícios, posturas e a consistência alimentar ideal sem riscos de broncoaspiração.
O NASF-AB Três Rios contacom Fonoaudiólogas nas suas equipes, capacitadas para avaliar e orientar adequadamente os usuários das Unidades Básicas de Saúde.
Alimente-se bem! Alimente-se de forma segura!

*Fonoaudióloga do NASF-AB Três Rios
Mestranda em Gestão de Cuidados da Saúde


Por Assessoria de Imprensa

Publicidade