Aproveite as festas de fim de ano sem descuidar da boa alimentação

País - (Opinião) - Sábado, 21 de Dezembro de 2019.

Aproveite as festas de fim de ano sem descuidar da boa alimentação Hérika de Almeida Pinto

Dezembro é só alegria! Você é convidado para milhões de festas de confraternização, seja no escritório, na academia, no curso, na faculdade e ainda tem as comemorações em família, como a ceia do Natal e o Réveillon.
Manter a dieta durante as festas e evitar as calorias extras parece impossível. Mas, se você se prevenir, pode comer bem sem preocupação com a balança!
Diante de alimentos muito calóricos e sazonais, os riscos de exageros aumentam.
O mais importante é se concentrar em pequenos detalhes que possam lhe ajudar a alimentar-se com moderação, sem afetar a sua saúde e tampouco prejudicar a sua dieta.
Se você sofre de doenças relacionadas à alimentação, como diabetes e colesterol alto, deve ter um cuidado extra.
Existem algumas dicas para festejar e ainda assim manter uma alimentação saudável.
Assim como nos dias normais, é preciso não pular refeições e comer, pelo menos de 3 em 3 horas. Faça uma alimentação mais leve, com mais saladas, frutas, leite desnatado e beba bastante água. Durante as comemorações, coma moderadamente e em porções pequenas os alimentos que você tiver vontade Lembre-se que as festas de final de ano não se resumem a comida. Não fique sentado à mesa o tempo todo, se distraia conversando com amigos e familiares, interaja! Escolha bem o que vai no seu prato, dê preferência a carnes de aves grelhadas e assadas, sem esquecer de retirar a pele. Evite as frituras. O bacalhau também é uma ótima pedida. As saladas são muito bem vindas nas festas. Abuse dos legumes e verduras. Lembre-se de mastigar bem os alimentos. Na hora de escolher a sobremesa prefira sempre as frutas da época. As saladas de frutas podem ser consumidas sem medo, quando preparadas com as frutas in natura. As nozes, amêndoas e castanhas são oleaginosas ricas em antioxidantes e só fazem bem para o coração.
Nesse período do ano é importante ainda manter a prática de exercícios físicos, nem que seja uma caminhada.
Percebeu que comeu muito na festa? Não se aborreça com isso. Não fique se sentindo culpado e nem pratique nenhum tipo de jejum. Logo após as festas reinicie uma alimentação mais adequada e saudável possível.
Em tempos de comemoração lembre-se que o segredo é o equilíbrio.
Não deixe que as comemorações comprometam a sua boa alimentação e nem a sua saúde.
Lembrando que o município de Três Rios possui grupos de atividade física e orientações nutricionais realizadas pela Equipe do NASF (Núcleo Ampliado de saúde da Família) nos postos de saúde, voltadas para o público em geral. Basta você ir até o posto de saúde de seu bairro e procurar saber os dias que grupos são desenvolvidos em seu PSF.

Hérika de Almeida Pinto
Nutricionista do NASF-AB
CRN 05100518
Pós-graduada em Nutrição Clínica


Por Redação

Publicidade
3 Tenis 189