Brinquedo para Todos

Projeto aprovado em Miguel Pereira prevê criação de brinquedos adaptados nos parques, para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida

Miguel Pereira - (Cotidiano) - Quinta, 28 de Março de 2019.

Brinquedo para Todos Imagem do projeto em funcionamento em São Paulo

O município de Miguel Pereira, de apenas 24 mil habitantes, deu um passo importante na acessibilidade e no incentivo do convívio de crianças com alguma deficiência motora e cadeirantes.
Aprovado pela Câmara Municipal na última quinta-feira, dia 21, o projeto, de autoria do vereador Kiki (PTB), prevê a implementação de ao menos um brinquedo adaptado, toda vez que uma praça da cidade for reformada ou seja criado um novo ambiente de lazer. Segundo o vereador, o objetivo do projeto vai muito além de apenas colocar um brinquedo novo na praça.
“Os parques ao ar livre tem dois objetivos; promover o lazer ao ar livre e socializar as crianças. E porquê não incluir também crianças com alguma limitação motora e as cadeirantes? A própria Constituição Federal estabelece o lazer como direito social, o que contradiz a realidade. É preciso dar oportunidade para todos. Nosso projeto visa reparar esse erro histórico da nossa sociedade, de uma forma gradativa. Para um parquinho ser divertido de verdade, ele não pode exclui ninguém”, afirma Kiki.
O projeto foi idealizado como forma de integrar crianças com e sem deficiência, já que não privilegia a criação de um novo espaço, e sim a inclusão de brinquedos adaptados. No município existem atualmente 13 pracinhas, as quais contam com brinquedos e espaço de lazer. A previsão é que ainda no primeiro semestre o primeiro brinquedo seja instalado.
“É um sonho antigo que tenho e hoje fico feliz que está sendo realizado. Estamos batalhando também por brinquedotecas e instalações na área da saúde, as quais auxiliem na recuperação motora de pessoas com necessidades especiais. Precisamos criar essas oportunidades para dar qualidade de vida para quem luta todos os dias contra as próprias limitações físicas, sejam elas momentâneas ou permanentes”, finalizou o autor do projeto.


Por Redação

Crédito da Foto: Luciano Claudino

Publicidade
1200x628jpg
4 itens por 199