Busto de Getúlio Vargas é furtado em Três Rios

Três Rios - (Polícia) - Terça, 08 de Outubro de 2019.

Busto de Getúlio Vargas é furtado em Três Rios

O busto de bronze em homenagem ao presidente Getúlio Vargas foi furtado nessa segunda-feira (7), na Praça da Autonomia, no Centro.
O monumento ficava em uma estrutura de mármore em frente ao coreto e esteve lá desde 21 de janeiro de 1958, durante o primeiro mandato do prefeito Joaquim Ferreira, por incentivo de membros do PTB e grande apoio dos ferroviários. As placas, uma reprodução da carta-testamento deixada pelo presidente que se suicidou em 24 de agosto de 1954 e outra com informações sobre a peça, também foram levadas, sobrando apenas os pedaços da ferragem que mantinham o busto fixo.
Segundo a Prefeitura de Três Rios o caso foi registrado na delegacia. As imagens das câmeras de monitoramento vão ser analisadas pela polícia para identificar os criminosos.
Vale ressaltar que furto, dano ao patrimônio público e receptação variam de seis meses a quatro anos de prisão, além de multa.

Protesto nas redes sociais

Diversas manifestações de repúdio ao ato cometido contra o patrimônio público foram postadas através das redes sociais. Em contato com nossa redação, a professora, escritora e historiadora Ezilma Teixeira, autora do livro "Aprendendo Nossa Terra", lamentou o ato de vandalismo e pediu providências urgentes às autoridades, questionando também sobre o sumiço de outro busto, o do Prefeito Walter Francklin, que estava na Praça São Sebastião, colocado em 31 de janeiro de 1959. A peça, também em bronze, foi colocada também no governo do então prefeito Joaquim Ferreira, sendo seu último ato à frente do executivo trirriense durante seu mandato.
Recentemente alguns prédios, monumentos e postes têm sido alvos de atos de vandalismo, como depredações e pichações, algumas delas com apologia à facções do crime organizado, como aconteceu recentemente no bairro do Triângulo, onde postes de energia elétrica e até muros de residências receberam as inscrições "CV".

Por Redação

Crédito da Foto: Reprodução Facebook

Publicidade
1200x628jpg
B03 - 300x250