ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ÚLTIMAS

Câmara aprova o Projeto de Lei 4708/20 da Atividade Física como essencial para a saúde!

*Professor Valber Moraes Garcia

País - (Opinião) - Sábado, 22 de Agosto de 2020 às 07:00 horas.

Atualizado em Sexta, 21 de Agosto de 2020 às 18:13 horas.

  Câmara aprova o Projeto de Lei 4708/20 da Atividade Física como essencial para a saúde!

A Comissão de Três Rios e Região (Areal/ Com. Levy Gasparian e Sapucaia) do Conselho Regional de Educação Física - apresentou na Câmara de Vereadores do Município, um projeto de lei que reconhece a atividade física como essencial e, portanto, reafirma a importância da prática atividade física para a saúde, tanto como método preventivo, quanto para tratamento de doenças.

O Projeto de Lei 4708/20 foi aprovado na Câmara de Vereadores por unanimidade e sancionado pelo executivo, representado pelo Prefeito Josimar Salles.
Este Projeto de Lei foi encaminhado para outras Câmaras Municipais da Região Centro-Sul para possível aprovação também!

Assim, a Comissão de Três Rios e Região vem desenvolvendo suas atividades na busca da melhoria das condições de trabalho e para melhoria dos serviços a toda população!
Recentemente o CREF1, através do Professor Ernani Contursi, entregou diretamente ao Ministro interino da Saúde Eduardo Pazuello, um ofício solicitando que a prescrição de exercício e atividade física sejam ligadas ao Ministério da Saúde.

Onde uma das principais medidas que aconteceriam neste processo de transição seria a consideração das academias como unidade de saúde.

Os ambientes das academias sendo consideradas oficialmente como unidades de saúde demonstram o devido crédito de um espaço responsável por promover a saúde.
Sendo assim, essa ação mostra de forma justa e honrada o verdadeiro lugar do profissional de Educação Física. Além de trazer o reconhecimento em vários aspectos da categoria, incluindo o financeiro e o social.

Dessa forma, pessoas que apresentam problemas como hipertensão, diabetes, obesidade entre outros poderão procurar as unidades de saúde como academias no intuito de prevenir e recuperar todos os males que acometem a saúde da população.
A união dessas possibilidades oferece ao profissional de Educação Física mais valorização, reconhecimento, incentivos, possibilidade de parcerias e benefícios.
Além de também trazer soluções para alguns dos problemas crônicos do sistema de saúde do país que na maioria das vezes foca na medicina curativa e não preventiva e de promoção e saúde.

Situação que não acontece no município de Três Rios, pois a cidade de Três Rios é umas das poucas que detém em seu quadro de funcionários efetivos, Profissionais de Educação Física diretamente ligados à Secretaria Municipal de Saúde aonde desenvolvem trabalhos de prevenção e promoção de saúde na realização de várias práticas através do Núcleo Ampliado de Saúde da Família na Atenção Básica – NASF AB Três Rios!
É um momento de redefinição e fortalecimento de valores e lutar pelo o que realmente importa, ou seja, a Educação Física se reafirma como profissão da saúde o estereótipo de estética se esvai e então consolidamos a nossa importância profissional, pois o nosso diferencial é ser essencial na vida da população em geral!

Agradecemos ao Prefeito Josimar Salles e demais Vereadores que permitiram que esse projeto se tornasse Lei, a Gestora do CREF1 Região Sul Fluminense Mariana Junqueira por todo apoio e aos integrantes da Comissão de Três Rios e Região do CREF1: Alisson de Oliveira Muniz CREF RJ-009469 / Celso Barbosa Junior CREF RJ-029922 / Fernanda Curcio Barreto CREF RJ-049167 / Isabela Leal Vieira / Juliano Marini C. Mazza Fernandes CREF RJ-053050 / Neumar Antonio Candido CREF RJ-005598 e Valber Moraes Garcia CREF RJ-013470

*CREF RJ-013470

Coordenador do NASF AB Três Rios e Membro da COMISSÂO CREF1 Três Rios.

Por Redação

Publicidade