CDL Três Rios reúne autoridades do município para discutir segurança pública

Três Rios - (Segurança) - Quarta, 11 de Setembro de 2019.

CDL Três Rios reúne autoridades do município para discutir segurança pública

Na última segunda-feira (9), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), realizou uma reunião com representantes da segurança pública e comerciantes de nossa região.
O pedido desta reunião veio através dos empresários, devido ao grande número de furtos ocorridos em Três Rios, desta forma, atendendo ao empresariado, o presidente da CDL Três Rios, Leonardo Coelho, organizou o encontro para obter mais informações sobre o assunto.
O presidente da CDL Três Rios, conduziu a reunião, abrindo para perguntas dos diretores, que compareceram em sua totalidade. Compondo a mesa estavam a Juíza de Direito Dra Elen de Freitas Barbosa, o prefeito Josimar Sales, o presidente da Câmara de Vereadores Rogério Camarinho, o delegado da 108ª DP André Lourenço, o comandante do 38º BPM Tenente Coronel Alex Soliva e o secretário de Indústria e Comércio Ricardo Rocha, juntamente com o subsecretário de Ordem Pública Luciano Soares.
Na oportunidade foram discutidos vários assuntos, tendo como principais temas os homicídios, furtos, apreensão de drogas e armas, além das prisões realizadas.
Alguns números foram apresentados, demonstrando um forte trabalho por parte das polícias Civil e Militar, acompanhadas pela justiça.
Segundo o Instituto de Segurança Pública (www.isp.rj.gov.br), houve uma queda significativa nos números:
- Homicídio doloso registrou o menor número de vítimas dos últimos quatro anos, o acumulado dos sete primeiros meses de 2019 é o menor para o período dos últimos 28 anos.
- Seguindo a tendência dos últimos seis meses, os crimes contra a vida apresentaram queda no Estado do RJ em junho e no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e junho de 2019, o homicídio doloso registrou queda de 23%.
-Sendo ressaltado também o grande número de apreensão de drogas e armas em nossa região.
O presidente da CDL Três Rios, juntamente com a diretoria da entidade, se colocou à disposição, para ajudar nas demandas da segurança pública.
Também foram discutidas as novas aquisições que possivelmente chegarão para as polícias, como carros novos e armamento.
Leonardo Coelho também perguntou ao Prefeito Josimar Salles se existe algum projeto sobre mais câmeras de monitoramento, o que foi respondido positivamente pelo chefe do executivo, que disse que existe sim, para breve, o aumento de câmeras de monitoramento.
Devido ao sucesso do Projeto Segurança Presente, a convite do presidente da CDL Três Rios, o presidente da CDL carioca, Carlos Monjardim, trouxe o projeto para apresentar a todos os participantes, além dos índices de melhora obtidos na cidade do Rio de Janeiro.
O prefeito Josimar Sales se comprometeu em comprar quatro viaturas, caso o Projeto Segurança Presente seja implantado.
Ao final da reunião foi solicitado ao Comandande Ten Cel Soliva que estude um ponto fixo da PM no centro da cidade, assim como dividir as rondas à pé com apenas dois policiais; hoje ela é feita com até seis policiais. Assim, com essa divisão dos grupos, com o mesmo contingente poderia abranger uma área maior de ação dos policiais militares.
“Precisamos falar mais sobre segurança pública e discutirmos soluções para coibir a violência, que vem crescendo na nossa região. Apesar disso, dos últimos registros e apreensões, preciso parabenizar e reconhecer o trabalho que está sendo realizado pelo subsecretário Luciano Soares frente à Guarda Civil Municipal; da dra Elen que juntamente com a equipe do Programa Flor de Lótus vem atuando de forma eficaz no combate à violência contra a mulher; e do 38º BPM juntamente com a 108º DP. Essas instituições estão unidas num só propósito: bloquear o crescimento da marginalidade na nossa cidade”, disse o presidente da Câmara de Vereadores, Rogério Camarinho.
O chefe do Poder Legislativo elogiou também, a iniciativa do presidente da CDL Três Rios, Leonardo Coelho: “Organizado pelo presidente da CDL Três Rios, o empresário Leonardo Coelho, e sua equipe, o encontro foi muito proveitoso. Levando-se em conta que o comércio trirriense é um polo para a região, precisamos discutir a segurança pública e manter o empresariado investindo na nossa cidade. Uma excelente iniciativa da CDL Três Rios e do presidente”, disse Rogério Camarinho.
Também participaram do encontro: vereador Fabiano Batista; o delegado da 108ª Delegacia Policial, André Lourenço; comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Soliva; juíza Elen de Freitas; prefeito Josimar Salles; subsecretário de Ordem Pública, Luciano Soares; secretário de Indústria e Comércio, Ricardo Rocha; presidente da CDL Três Rios, Leonardo Coelho e o presidente da CDL carioca, Monjardim.
Confira alguns dados da região obtidos pela CDL junto ao Instituto de Segurança Pública:
Apreensão de Drogas por área no ano corrente:
Julho de 2019 = 81
Julho de 2018 = 61
Variação = 20 ou 32,8%
Janeiro a Julho de 2019 = 473
Janeiro a Julho de 2018 = 299
Variação = 74 ou 18,5%
Total de Furtos por área no ano corrente:
Julho de 2019 = 75
Julho de 2018 = 62
Variação = 13 ou 21%
Janeiro a Julho de 2019 = 379
Janeiro a Julho de 2018 = 458
Variação = - 79 ou - 17,2%



Com informações da Assessoria da CVMTR e CDL Três Rios

Por Redação

Crédito da Foto: Divulgação CDL TR

Publicidade
4 itens por 199