Centro de Atenção à Saúde da Mulher de Sapucaia inicia acompanhamento de gestação de baixo risco

Sapucaia - (Saúde) - Quinta, 21 de Março de 2019.

Centro de Atenção à Saúde da Mulher de Sapucaia inicia acompanhamento de gestação de baixo risco

Nesta terça-feira (19) o Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CASM) iniciou um ciclo de atualização em gestação de risco habitual (baixo risco) para os profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF). Até o dia 30 de abril, serão realizadas ações educativas (participação e conversa nos grupos da Atenção Básica); palestra com o ginecologista e obstetra Dr. Adonias de Barros Ramos; e atualização com os profissionais in loco, para proporcionar um atendimento humanizado e de qualidade para as gestantes de risco habitual no município.
O modelo de acompanhamento de pré-natal de baixo risco por médicos generalistas e enfermeiros deve ser oferecido na Atenção Básica para as gestantes, de acordo com Portarias do Ministério da Saúde. O acompanhamento periódico e rotineiro por obstetras durante o pré-natal não traz melhoria aos desfechos perinatais, em comparação com o encaminhamento destas pacientes em casos de complicações durante o acompanhamento. A atenção básica deve ser entendida como porta de entrada da Rede de Atenção à Saúde, como ordenadora do sistema de saúde brasileiro.
De acordo com o Ministério da Saúde, em âmbito nacional, o pré-natal de baixo risco será realizado pelas Unidades Básicas de Saúde, por enfermeiros e médicos generalistas; e as gestações de alto risco serão encaminhadas para o serviço de referência no município – CASM, e se porventura houver necessidade, a gestante pode entrar no Sistema Estadual de Regulação para riscos que não podem ser solucionados e/ou acompanhados no município.
Cronograma para atendimento às ESFs no Centro de Atenção à Saúde da Mulher de Sapucaia:

• 19/03/19 – ESF da Vila do Pião;
• 26/03/19 – ESF da Zona Rural e ESF Aparecida;
• 02/04/19 – ESF do Centro e ESF de Anta;
• 09/04/19 – ESF de Jamapará e ESF da Volta do Pião;
• 16/04/19 – ESF do Clube dos 200 e ESF de São João;
• 30/04/19 – ESF de Anta e ESF de Jamapará.

Por Redação

Crédito da Foto: PMSapucaia

Publicidade
4 itens por 199