Cidades da região já estão vacinando contra a gripe

A meta é imunizar 90% do público-alvo

Região - (Saúde) - Sexta, 12 de Abril de 2019.

Cidades da região já estão vacinando contra a gripe


Teve início em todo o país na quarta-feira (10) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que deve levar 58 milhões de pessoas aos postos de vacinação. Para atender a demanda, o Ministério da Saúde enviou aos estados 63,7 milhões de doses da vacina.

Nesta primeira fase, serão priorizadas crianças com idade entre 1 e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, de acordo com o Ministério da Saúde, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.

A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose. O dia D de mobilização, em que postos de todo o Brasil estarão abertos, será no dia 4 de maio. A campanha segue até o dia 31 de maio.

Nas cidades da região, Três Rios, Paraíba do Sul, Comendador Levy Gasparian, Paty do Alferes e Miguel Pereira, o grupo prioritário já está sendo vacinado.
Confira abaixo a programação de cada de município. Até o fechamento desta edição Areal e Sapucaia não passaram as informações quanto a vacinação.
 

Três Rios

De10 a 18 abril somente o grupo prioritário de crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes vai ser imunizado. De 24 abril a 31 de maio todos do grupo de risco, incluindo os citados acima, serão vacinados.

Todos os postos de saúde vão oferecer a vacina durante o horário de funcionamento diário e Posto Central na parte de imunização está vacinando de 8h às 13h. A partir do dia 24, o Planeta Vida vai vacinar os idosos de 8h às 12h.

A meta da Secretaria de Saúde de Três Rios é imunizar 26.482 pessoas e alcançar 90% de cada grupo prioritário. O Dia D está marcado para 4 de maio em todos os postos de saúde do município de 8h às 12h.

 

Paraíba do Sul

As vacinas começaram a ser distribuídas ontem(11) no Materno Infantil que está vacinando de 8h às 16h o público prioritário da primeira fase. A partir dos 24, quando a campanha vai se estender para os demais grupos, as vacinas vão passar a ser disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde até o dia 31 de maio.

Quanto ao horário de imunização nas Unidades Básicas de Saúde, o paciente deve consultar seu posto para ter acesso ao cronograma de horários que é específico para cada bairro.
A meta da Secretaria de Saúde de Paraíba do Sul e imunizar 14.173 pessoas e no Dia D, 4 de maio, somente no Materno Infantil vai estar aberto de 8h às 16h.
 

Comendador Levy Gasparian

O município já está imunizando as pessoas do grupo inicial prioritário e do dia 24 abril até o dia 31 de maio vai vacinar as pessoas pertencentes aos outros grupos da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.

Já o horário disponibilizado pelo município para tomar a vacina é de 8h às 14h na Policlínica e nos demais postos de Unidades Saúde da Família é no horário de funcionamento.
A meta da Secretaria de Saúde de Comendador Levy Gasparian é imunizar aproximadamente 2.500 pessoas e no dia 4 de maio vai ser realizado o Dia D.
 

Paty do Alferes

As pessoas do grupo prioritário estão sendo vacinas e do dia 24 de abril até o fim da campanha, 31 de maio, os outros grupos estipulados pelo Ministério da Saúde vão ser vacinados.

A vacina está disponível em todas nossas Unidades de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h e a meta da Secretaria de Saúde de Paty do Alferes é vacinar 7.245 pessoas.

Quanto ao Dia D, o mesmo está programado para 4 de maio, porém o setor responsável ainda não divulgou a programação, pois vai aguardar o quantitativo de pessoas vacinadas até esta data e também analisar quantas doses vão estar disponíveis.
 

Miguel Pereira

Os que pertencem ao grupo da primeira fase, crianças com idade entre 1 e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas, já estão recebendo a vacina e a partir do dia 24 de abril todas as demais pessoas que estão na lista do público alvo vão ser imunizadas até o dia 5 de maio.

A vacina está disponível nos postos de saúde do município (confira abaixo o quadro de horários) e a Secretaria de Saúde de Miguel Pereira tem meta de imunizar 8.212 ou atingir 90% deste público.

Já o dia 4 de maio, que o Dia D da vacinação, a Secretaria de Saúde ainda está definindo a programação.
 

Escala vacina de Miguel Pereira

Unidades de Saúde Diasda vacina da Influenza Horários
ESF Praça da Ponte I Terça e quintas-feiras 8h às 12 h
ESF Praça da Ponte II Quarta-feira 8 h às 12h
ESF São Judas Tadeu Segunda a sexta-feira 8h às 15h
ESF São José das Rolinhas Quinta-feira 8h às 12h
ESFPantanal Terça-feira 8h às 12 h
ESF Vila Selma Quarta-feira 8h às 15h
ESFPortela I Segunda-feira 8h às 12 h
ESF Portela II Terça e quarta-feira 8h às 12h
ESF Conrado Segunda a sexta-feira 9h às 15h
ESFVera Cruz Terça-feira 8h às 14h
P.S Senador Roberto Campos Segunda a sexta-feira 8h às 16h

Vale destacar que o Ministério da Saúde não indica a utilização da vacina contra influenza com cepas 2018, pois não tem a mesma composição da vacina de 2019, o que faz com que não seja eficaz para proteção.

A vacina produzida para 2019 teve mudança em duas das três cepas que compõem o imunobiológico, e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS: A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09; A/Switzerland/8060/2017 (H3N2); B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87).
 

Público-alvo da campanha

Crianças com idade entre 1 e 6 anos
Grávidas em qualquer período gestacional
Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
Trabalhadores da saúde
Povos indígenas
Maiores de 60 anos
Professores de escolas públicas e privadas
Pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais
Jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
Funcionários do sistema prisional
Pessoas privadas de liberdade

Panorama da gripe no Brasil

Neste ano, até 23 de março, foram registrados 255 casos de influenza em todo o país, com 55 óbitos. Até o momento, o subtipo predominante no país é influenza A H1N1, com 162 casos e 41 óbitos. O estado do Amazonas é o que apresenta a maior circulação do vírus, com 118 casos e 33 mortes.

Prevenção da doença

- Lavar as mãos, principalmente antes de consumir algum alimento
-Etiqueta respiratória, que consiste em espirrar na parte de dentro dos cotovelos e cobrir a boca ao tossir, visando a redução do risco de infecção pelo vírus.
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

Tratamento da gripe

- O uso do antiviral fosfato de oseltamivir é indicado para os casos de síndrome respiratória aguda grave e casos de síndrome gripal
- O tratamento deve ser realizado, preferencialmente, nas primeiras 48h após o início dos sintomas.
- Todos os estados estão abastecidos com o medicamento e devem disponibilizá-lo de forma estratégica em suas unidades de saúde

Por Aline Carius

Publicidade
728x90
3 Tenis 189