Cidades da região vão ter representantes na 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8)

Região - (Cotidiano) - Sexta, 31 de Maio de 2019.

Cidades da região vão ter representantes na 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8)

Profissionais da área de saúde vão representar as cidades de Três Rios, Paraíba do Sul, Areal, Comendador Levy Gasparian, Sapucaia, Paty do Alferes e Miguel Pereira, entres outras, na 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) que ser realizada de 4 a 7 de agosto em Brasília, para traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país.
“Pela primeira vez a região Centro Sul Fluminense do Estado terá 100% de representatividade na Conferência Nacional de Saúde em Brasília, divididos entre representantes dos gestores, profissionais de saúde e usuários do SUS”, disse o representante da cidade de Areal, o profissional de educação física, Valber Moraes.
Divido em três etapas, municipal em março escolheu representantes de cada município paraparticipar da estadual, que aconteceu nos dias 24 e 25 na UERJ no Rio de Janeiro de onde saíram os que nomes que vão estar na nacional que este ano tem tema principalDemocracia e Saúde” e os eixos temáticos são: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde, a conferencia deve ter também a participação da sociedade em geral, de conselheiros de saúde municipais, estaduais e nacionais, representantes de movimentos sociais e entidades do Brasil.
A proposta temática para o evento do mês de agosto é um resgate a memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para o SUS.O resultado desse grande encontro da população brasileira em Brasília gerou as bases para a seção “Da Saúde” da Constituição Brasileira em 1988.
O relatório final da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) deve gerar subsídios para a elaboração do Plano Plurianual 2020-2023 e do Plano Nacional de Saúde. Fonte: http://www.conselho.saude.gov.br/

Conheça os representantes da região
Três Rios - José dos Santos
Paraíba do Sul - Raphael Borges Gomes
Areal - Valber Moraes Garcia
Com. Levy Gasparian - Ivone Silva de Almeida
Sapucaia - Simone Viveiros dos Santos
Miguel Pereira - Emanuel Felix de Souza
Paty do Alferes - Gilson Santos
Vassouras - Maria Cristina Rodrigues
Paracambi - Antônio Carlos dos Santos
Eng. Paulo de Frintin - Glaucia Andrea Barbosa Dias
Mendes - Jorge Henrique Costa de Oliveira Junior

Por Aline Carius

Publicidade
3 Tenis 189