ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ÚLTIMAS

Cobrança de pedágio entre JF e Rio fica suspensa a partir de segunda-feira (1º)

Região - (Cotidiano) - Quarta, 24 de Fevereiro de 2021 às 07:00 horas.

Atualizado em Terça, 23 de Fevereiro de 2021 às 19:19 horas.

  Cobrança de pedágio entre JF e Rio fica suspensa a partir de segunda-feira (1º)

Três pedágios da BR-040, no trecho entre Juiz de Fora e a capital do Rio, devem ficar suspensos a partir da próxima segunda, 1º de março. A notícia veio após a Justiça Federal ter negado um pedido da Concer, concessionária que administra o trecho, para prorrogação do contrato de concessão do trecho. A decisão, publicada na sexta-feira (19), é da juíza substituta Diana Wanderlei, da 5ª Vara Federal Cível do Distrito Federal (DF).

A Concer, segundo informações da empresa ao 'G1', recorre na Justiça. Caso perca, quem passa a administrar o trecho é o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), e a cobrança de pedágio fica suspensa até a próxima licitação, prevista pra 2022.

Atualmente, são três pontos de pedágio no trecho: o no km 102, no distrito de Xerém, em Duque de Caxias (RJ); no km 45,5, em Areal (RJ); e no km 816,7, em Simão Pereira (MG). A área de concessão abrange nove cidades: os municípios mineiros de Juiz de Fora, Matias Barbosa e Simão Pereira, e Comendador Levy Gasparian, Três Rios, Areal, Petrópolis, Duque de Caxias e Rio de Janeiro, no RJ.

Com o fim da cobrança nos pedágios, outros serviços também sofrerão mudanças. Um dos principais é o atendimento médico, que atualmente é feito por médicos, técnicos de enfermagem e socorristas contratos pela Concer, que atuam em sete unidades de resgate e três de socorro médico. De acordo com o Dnit, o serviço ficará sob responsabilidade dos governos estaduais do Rio de Janeiro e Minas Gerais, através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Por Raí de Castro

Crédito da Foto: Google Maps

Publicidade