Com fé, Império Trirriense é vice-campeã e vai ao Especial

Escola de samba de maquete disputa com outras de diversos lugares do país

Três Rios - (Entretenimento) - Quarta, 17 de Julho de 2019.

Com fé, Império Trirriense é vice-campeã e vai ao Especial Alegoria da escola de samba demquete Império Trirriense 2019


Nas devidas proporções, uma escola de samba de maquete tem bem menos problemas do que uma escola de verdade, mas a paixão do jovem Lucas Almeida Silva é tão grande quanto a que ele sente por uma escola de verdade, no caso de Três Rios, a Mocidade, escola do bairro onde reside e que aprendeu a gostar desde quando tinha apenas 8 anos.

Esse ano, o jovem foi destaque em uma matéria da TV Rio Sul, no Plugue e foi surpreendido pela produção do programa com uma visita ao barracão da Unidos de Vila Isabel, na Cidade do Samba, no Rio, para conhecer o carnavalesco Edson Pereira, que ele é fã; o que rendeu um lugar de destaque no carro abre-alas da azul e branco que homenageou Petrópolis.

Todos esses acontecimentos entusiasmaram ainda mais o jovem Lucas presidente, carnavalesco, enfim, o "faz tudo" da escola de samba de maquete Império Trirriense, que desfilou pelo Grupo de Acesso A da União das Escolas de Samba de Maquete - UESM.

O desfile com o enredo "Império, pelos caminhos da fé" aconteceu no dia 6 de julho e apuração dos sete quesitos (Enredo, Evolução, Alegorias e Adereços, Conjunto, Fantasia, Mestre-Sala e Porta Bandeira e Comissão de Frente) aconteceu no último domingo (14).

Segundo Lucas, ele recebeu o desconto de 8 pontos com surpresa. Perda que teria sido ocasionada por ter estourado o tempo de 25 minutos, porém a Império Trirriense desfilou em 21 minutos. Reconhecido o erro pela organiação, os pontos foram recuperados e a escola que estava em 6º lugar, ficou com o vice-campeonato, atrás da campeã Saudade, por apenas um décimo.

Com as cores azul turquesa, azul royal e branco, o desfile foi apresentado com 350 bonecos em miniatura, divididos em 15 alas, 7 destaques, 2 casais de mestre-sala e porta bandeira, 4 alegorias e 2 tripés, entre outros segmentos. O trabalho é feito todo em pequenos detalhes que exigem, além do talento, muita paciência com tudo miniaturizado. O desfile deve respeitar critérios estabelecidos pela liga e tudo é fotografado e se torna animação para que todos, em qualquer lugar do Brasil, ou do mundo, possam ver os pequenos desfiles de grandes talentos.

A escola usou uma gravação ao vivo do samba de enredo "Brasil de todos os deuses", da Imperatriz Leopoldinense de 2010, dos compositores Jeferson Lima, Flavinho, Gil Branco, Me Leva e Guga, cantado por Dominguinhos do Estácio.

"Esse desfile demorou por volta de 6 meses pra ser preparado, comecei logo após a apuração de 2018 para me adiantar o máximo já que trabalho no período do carnaval", disse Lucas.
Bem abaixo dos gastos de uma escola de samba de verdade, a de maquete de Três Rios teve despesas com cola quente e isopor, um gasto em torno de 70 reais.

Outros materiais utilizados para fantasias e alegorias foram doados por amigos, segundo o presidente, que fez questão de agradecer a ajuda que recebeu do destaque de luxo Valdir Belô, que brilhou durante muitos anos desfilando pela Mocidade Independente de Vila Isabel e pelo Bom das Bocas.
Conforme decisão da UESM, as sete escolas de samba de maquete serão promovidas ao Grupo Especial em 2020.

E, a exemplo das grandes escolas de samba, o trabalho não para. Para o novo desfile que será realizado em setembro por outra liga, a Liga Atualmente Independente das Mini Escolas de Samba - Laimes, a escola terá o estreante carnavalesco, o jovem Pedro Henrique Lavinas, de 19 anos, outro apaixonado por carnaval, em especial o de São Paulo, que junto com Lucas está desenvolvendo o enredo "Mãe Negra do Brasil", em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, com samba da Unidos de Vila Maria, de 2017.

Quem quiser saber mais sobre as escolas de samba de maquete pode acessar o site www.uesm.com.br . O desfile da Império Trirriense está disponível em www.youtube.com/watch?v=oAaQ-Egxce8

Por Redação

Publicidade
4 itens por 199
160X600jpg