ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ÚLTIMAS

Compositores trirrienses estão na disputa de samba do Império Serrano

Três Rios - (Cotidiano) - Sábado, 24 de Outubro de 2020 às 07:00 horas.

Atualizado em Sexta, 23 de Outubro de 2020 às 18:53 horas.

  Compositores trirrienses estão na disputa de samba do Império Serrano Mister Francis, o Nininho, já ganhou sambas em Três Rios e espera vitória na Serrinha


Com a pandemia, surgiu a incerteza do desfile das escolas de samba para 2021. A maioria dos sambistas concorda com o adiamento da grande atração do carnaval carioca que é o desfile das escolas de samba dos Grupos Especial e da Série A.

Mas, algumas agremiações já deram início à disputa de samba de enredo para o próximo carnaval, com certeza, fora de época. É o caso da tradicional escola de samba Império Serrano, que vai levar para a Marquês de Sapucaí, pelo olhar do carnavalesco Leandro Vieira, que estará dando duplo expediente também na Mangueira, onde já tem título conquistado, o enredo "Mangangá", que vai contar a história de um mito da capoeira conhecido como "Besouro Mangangá", um jovem baiano que se tornou uma espécie de super-herói daquela região com histórias surreais de lutas e até de fugas. Filho de escravos, Manuel Henrique Pereira defendia os mais fracos e injustiçados. Vítima de uma emboscada, Besouro morreu em 1924. A vida do herói inspirou o filme "Besouro", lançado em 2009.

A escola de samba que tem quadra em Madureira já recebeu os sambas de enredo concorrentes e, entre os participantes, estão consagrados compositores trirrienses em parcerias diferentes, como é o caso dos irmãos Fernando Barbosa e Jorge Quintal com o primo Fábio Barbosa, que juntamente com Alípio Carmo, Franco CAVA e Bujão. O refrão tem os versos: " Abre a roda camará!/ Bate marimba!/ Bananeira vou plantar!/ No olhar de amaralina!/ É pé no vento, mão na terra,/ E no tambor!/ Meu Império, Camará!/ Vem no “toque do agogô!”.

O compositor Francis Xavier (Nininho) também está na disputa, assinando com a parceria nominada Compositores do Camisa do Samba, cuja obra traz o refrão: Serrinha vem descendo a ladeira/ Na ginga do capoeira na Sapucaí/ Ê ê camará...ê ê camará/ Cordão de ouro é Besouro Mangangá!".

Apesar de estarem na disputa no Rio, os compositores confessam que não veem a hora de, após a vacina, ver as disputas de samba de enredo aquecendo as quadras, especialmente as de Três Rios, onde começaram suas trajetórias de sucesso com conquistas importantes das escolas de samba Bambas do Ritmo, Bom das Bocas e Independente do Triângulo.

Ouça os sambas concorrentes:

https://www.youtube.com/watch?v=MC-JwIQQLCE

https://www.carnavalesco.com.br/ouca-os-sambas-concorrentes-do-imperio-serrano-para-o-proximo-carnaval/

 

Por Redação

Publicidade