Concessionária inicia a manutenção da linha férrea em Três Rios

Três Rios - (Cotidiano) - Sexta, 10 de Agosto de 2018.

Concessionária inicia a manutenção da linha férrea em Três Rios

A empresa de logística VLI, responsável pela operação na linha férrea, iniciou nesta semana a manutenção do trecho que passa pelo município de Três Rios para a chegada do Trem Turístico Rio Minas com apoio da ONG Amigos do Trem e da Prefeitura Municipal, através das secretarias de Obras e Serviços Públicos. A reforma compreende o trecho entre a Ponte Santa Fé - na divisa entre Três Rios e Chiador - até a Avenida Condessa do Rio Novo, no Centro da cidade.
Nos últimos meses, a Prefeitura de Três Rios trabalhou intensamente nas obras de recuperação do leito da linha férrea. As equipes do governo realizaram a recomposição do trecho na Rua Direita que foi destruído em uma enchente em 2016. Na época, houve a erosão do solo, formando uma cratera de 16 metros de largura e oito metros de altura. O trecho foi refeito com implantação de uma nova rede de drenagem e esgoto. Além das obras na Rua Direita, a Prefeitura recompôs toda a extensão do leito da linha férrea.
Primeiro trem turístico interestadual do país, o Trem Turístico Rio Minas sairá de Três Rios com destino a Cataguases (MG), e vice-versa, em um percurso de 168 km. Ao todo são 15 vagões, com capacidade para 800 passageiros, que foram adquiridos pela ONG Amigos do Trem e apoio da iniciativa privada (Grupo Mil).
O prefeito Josimar Salles reuniu-se com o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Sérgio Lobo, na última semana, em Brasília, para viabilizar a liberação do trecho entre Três Rios e Cataguases. Participaram da reunião o diretor da VLI, José Osvaldo Cruz, o prefeito de Sapucaia, Fabrício Baião, o deputado federal Alexandre Valle, o presidente da Amigos do Trem, Paulo Henrique, e técnicos da ANTT.
"Recuperar o leito da ferrovia e reconstruir a linha é preservar nosso patrimônio ferroviário. Depois de um ano de reuniões e muito trabalho da ONG e de todos os municípios envolvidos, estamos perto de tornar o sonho do trem turístico em realidade. Em breve, o Trem Rio Minas chegará em nossa cidade", destacou o prefeito Josimar Salles.

Por Redação

Crédito da Foto: Comunicação PMTR

Publicidade
200 produtos com 50OFF -  468x60
200 produtos com 50OFF - 300x250