Conheça Tríade, grupo instrumental instruído pela professora Suzane Ferreira

Primeira apresentação acontece dia 8 no Entrerriense, às 19h30

Três Rios - (Educação) - Sábado, 01 de Dezembro de 2018.

Conheça Tríade, grupo instrumental instruído pela professora Suzane Ferreira

Há cerca de quatro anos o grupo instrumental Tríade nasceu, sob o desejo de alguns alunos do Colégio Municipal Walter Francklin de se reunirem para tocar violão. A ideia foi tão bem acolhida pela professora Suzane Ferreira que contou com o apoio da direção da instituição de ensino para promover os ensaios. “Eles ensaiam no próprio Colégio Walter Francklin e agradeço muito a atenção e colaboração dos diretores”, diz Suzane.
Como Suzane já participava do projeto musical e realizava no colégio todos os anos festivais de música, os jovens instrumentistas a chamaram para organizar o grupo Tríade, direcionar quanto ao repertório e consolidar dia e local de ensaios.
“O grupo começou tímido e aos poucos, outros alunos foram se juntando. Mas por causa de algumas questões pessoais e de tempo alguns componentes não conseguiram permanecer”, ressalta a professora.
Suzane hoje desenvolve a música com seus alunos que fazem parte de escolas públicas. O grupo não conta com ajuda de nenhum órgão e nem patrocínio. Então, a maioria dos encargos, é a professora que assume, sendo que a manutenção dos instrumentos fica por conta dos próprios integrantes. “Isso nos deixa com alguma deficiência material como: cordas para violão, palhetas para saxofone, manutenção dos instrumentos de sopro e a deficiência de instrumentos de percussão”, comenta.
Por falta de convites e oportunidade para tocar, a professora decidiu realizar o primeiro show, que mesmo sem nenhum patrocínio ou apoio financeiro, a apresentação contará com a participação de alguns convidados, sendo a maioria alunos e ex-alunos de escolas públicas e privadas. “E contaremos com a participação de amigos, onde teremos a participação especial dos renomados músicos Roberto Azis e Ronald Saar.”
O primeiro show será dia 8 de dezembro no Entrerriense Futebol Clube, às 19h30. Os ingressos podem ser comprados na secretaria do clube ou com os integrantes por R$ 10.
“Não é um grupo que abre inscrições para ter grande número de integrantes. O que acontece é que enquanto dou aula, por ser formada em arte e música, sempre desenvolvo alguma atividade musical com as minhas turmas. E quando percebo o interesse, ou talento, até mesmo vontade de algum aluno em aprender um instrumento, logo converso e passo a incentivá-lo.”
A formação atual da Tríade é composta por: Adriano Gomes (saxofone e flauta transversal), Samyra Arouca (flauta transversal), Gabriel Gomes (trompete e percussão), Lucas Pereira (violão).
Suzane utiliza métodos para direcioná-los para trabalhar a criatividade musical e os ensina a interagirem entre eles, além do incentivo a estudar, pesquisar e desenvolver a leitura de partituras e sensibilidade musical.
“Um dos integrantes ganhou uma bolsa de estudos em uma da escola privada após uma das apresentações do grupo. Eles tocam todos os estilos musicais, desde o gospel ao clássico. A minha maior preocupação é daqui a pouco o grupo perder o foco. Pois temos dia e horário para ensaiar, mas de nada adianta se não tiverem oportunidade.”, conclui Suzane sobre o grupo que vem se aperfeiçoando cada vez mais.

Por Zeca Lima

Crédito da Foto: Suzane Ferreira

Publicidade
AMARO 728x90 17C12
200 produtos com 50OFF - 300x250