“Cuidando de quem faz” foi o tema da Sipat 2019 do HCNSC

Durante a semana foram abordados diversos temas sobre a prevenção de acidentes no trabalho

Três Rios - (Saúde) - Sábado, 18 de Maio de 2019.

“Cuidando de quem faz” foi o tema da Sipat 2019 do HCNSC

Entre os dias 6 e 10 de maio foi realizada no Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição (HCNSC) a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) que neste ano trouxe o tema: Cuidando de quem faz. Durante a semana foram abordados diversos temas sobre prevenção de acidentes no trabalho, espiritualidade, saúde e qualidade de vida, sustentabilidade, além de brincadeiras interativas e brindes para os colaboradores.
Na cerimônia de abertura da Sipat, a diretora Executiva Patricia de Toledo mostrou dados de uma pesquisa que coloca o Brasil em 4º lugar no ranking de acidentes de trabalho.Segundo dados da Previdência Social são registrados por ano cerca de 700 mil novos acidentes de trabalho. “Vamos aproveitar essa semana para aprendermos e não tornar esse dado ainda maior. O trabalho de prevenção e conscientização é muito importante para todos nós”, ressaltou Patricia.
O momento de espiritualidade foi marcado pela Irmã Edinalva Spínola e Sônia de Almeida Lima, que iniciou as atividades do dia com o momento de oração. Em sua fala, Irmã Edinalva discorreu sobre a Cultura do Cuidado. “É preciso cultivar a cultura do Bem. Aprender a cuidar de nós, pois tudo que fizemos volta para nós”, disse.
A enfermeira de Treinamento e Desenvolvimento do HC, Suzana Massi orientou os colaboradores sobre a importância de higienizar as mãos. Em um momento de muita descontração e animação, a enfermeira passou a mensagem de que “Pequenos Gestos Salvam Vidas”.
O coordenador de TI do HC, Jonatande Oliveira, apresentou um vídeo sobre Segurança da Informação e alertou os colaboradores sobre os crimes cibernéticos, uso de senhas e postagens de fotos em redes sociais.
Em seguida, as técnicas de Segurança do trabalho do HC, Lucíola Oliveirae AnísiaSouza abordaram o tema: “Eu Sou Parceiro da Segurança”. Com a importância de zelar e cuidar do ambiente de trabalho. Uma dinâmica em prol do Meio Ambiente também foi realizada com os participantes. A atividade foi encerrada com a apresentação de um vídeo sobre prevenção de acidentes dentro do Hospital.
As representantes das Autoescolas Alfa e Inicial, Cristiane Sarmento Sato e Juliana Lima,falaram sobre a Educação e Segurança no trânsito e alertaram sobre o Maio Amarelo. Ao final, sortearam cartões de descontos na habilitação para os colaboradores.
Dr. Georg Schimitz de Freitas foi convidado para falar sobre diarreia aguda, uma das doenças que mais afasta colaboradores do serviço. Em seguida, os nutricionistas do HC, Raled Aguiar e Viviane Galvão mostraram a importância de uma alimentação saudável e como evitar gastroenterite.
Outro médico que também esteve presente na Sipat foi o Dr. Bruno Fagundes. Ele conduziu um bate papo sobre a cirurgia bariátrica e logo em seguida, conversando sobre o tema, a psicóloga Letícia Penas Luma da Clínica Viver explicou o processo antes e depois da bariátrica.
Para fechar o ciclo de palestras, o policial rodoviário, Nilcélio Sá ressaltou a operação Lei Seca e também falou sobre a prevenção de acidentes no trânsito.
A equipe do Sesc esteve presente durante a semana e realizou diversas atividades em todos os setores do Hospital. Além de ginástica e alongamento os colaboradores conheceram os palhaços Tatuí e Couve-flor que fizeram uma apresentação sobre cuidados e normas que todos devem adotar no ambiente de trabalho.
“Para que a Sipat 2019 pudesse transcorrer de forma organizada, criativa, abençoada e acolhedora o nosso time da Cipa trabalhou arduamente para conquistarmos esse sucesso. Por isso, meu muito obrigado pelo apoio e dizer que sem vocês nada disso seria possível. Também quero agradecer aos colaboradores que participaram das atividades e nos receberam em seus setores com carinho e atenção”, disse o coordenador da TI do HC e presidente da Cipa, Jonatan Oliveira.
A Sipat é voltada para o público interno do Hospital e sua programação atendeu os colaboradores nos horários diurno e noturno. O evento ocorre anualmente e é promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e com apoio do Serviço Especializado em Engenharia e Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt). Assessoria HCNSC

Por Redação

Crédito da Foto: Fotos Divulgação HCNSC

Publicidade
1200x628jpg
4 itens por 199