Defesa Civil de Rio das Flores emite alerta após risco de rompimento de barragem

Rio das Flores - (Cotidiano) - Terça, 19 de Março de 2019.

Defesa Civil de Rio das Flores emite alerta após risco de rompimento de barragem

No sábado (16) a Defesa Civil de Rio das Flores decretou um alerta do risco de um rompimento da barragem Mello, localizado na usina hidrelétrica pertence à Vale e o Rio Preto , que está com nível elevado de água. Os agentes foram até o distrito de Manuel Duarte orientar os moradores das comunidades vizinhas, caso seja necessária a evacuação da área.
Em nota, a prefeitura informou que as Secretarias de Defesa Civil, Meio Ambiente e Ordem Pública já foram mobilizadas. A Vale informou que acionou o nível 2 do plano de emergência da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Mello, em Rio Preto (MG). O acionamento se deve à elevação do nível de água no reservatório da hidrelétrica, causado pelas chuvas intensas que ocorreram em toda região. Se a barragem for ultrapassada corre riscos de alagamentos por vários municípios com ligação ao Rio Preto.
Desde novembro do ano passado, a barragem passa por obras visando o aumento da segurança e foi estabelecido um gatilho para o acionamento do plano de realocação de pessoas para fora da Zona de Autossalvamento (ZAS) relacionado ao nível de água do reservatório.
O prefeito de Rio das Flores, Vicente Guedes em nota comentou aos munícipes sobre a situação estar sob controle. "Todas as nossas ações são medidas cautelares. Por prudência, comportas do Rio Preto foram abertas", explicou Vicente Guedes.

Por Redação

Crédito da Foto: Divulgação PMRF

Publicidade
1200x628jpg
4 itens por 199