Delegado e comandante garantem que a violência ligada ao tráfico não vai se instalar

“Aqui não há crime que vá ficar impune, a sociedade pode ter certeza disso”

Região - (Polícia) - Sábado, 13 de Abril de 2019.

Delegado e comandante garantem que a violência ligada ao tráfico não vai se instalar

Em entrevista exclusiva para o Entre-Rios Jornal, o delegado titular da 108ª DP (Três Rios), André Lourenço e o comandante do 38º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Tenente Coronel Soliva, falaram da parceria entre as polícias, que vem dando certo no combate à criminalidade.
A união entre as Polícias Civil e Militar tem visado o cumprimento da lei, o trabalho investigativo e a retirada de criminosos das ruas. Os números são expressivos, de janeiro a 9 abril de 2019, mais de 200 prisões foram efetuadas, 91 delas em flagrante.
“O policiamento daqui é diferenciado, trabalham na folga, estão sempre prontos, têm comprometimento e a integração entre a Polícia Civil e a Polícia Militar é fundamental para o êxito do trabalho e para segurança da população. O Ministério Público e Poder Judiciário também são importantíssimos neste conjunto”, destacaram o delegado e o comandante.
Mostrando que estão atentos a tudo que ocorrer na cidade e que o trabalho não para, dos sete homicídios ocorridos em Três Rios no mês de passado, cinco já foram elucidados com os autores identificados e as prisões decretadas e das três tentativas de homicídios, ocorridas no mesmo mês, todas já têm autores definidos e prisões decretadas.
“Aqui não há crime que vá ficar impune, a sociedade pode ter certeza disso. Às vezes a análise de números de um determinado período dentro de um contexto não significa que estamos trabalhando mais ou menos, queremos deixar claro que estamos patrulhando, buscando informações e investigando o tempo todo”, falou o Tenente Coronel Soliva.
Outro foco da 108ª DP e do 38º BPM é o tráfico de drogas, segundo a polícia este crime é o desencadeador dos assassinatos do mês de março. Através do setor de inteligência da PM e da Civil um mapeamento vem sendo feito e após colher inúmeras informações, no dia 5 de abril, foi realizada no bairro Purys a "Operação Paqui".
De acordo com o delegado André e com o comandante Soliva, o que motivou a operação foi a disputa territorial entre facções criminosas de bairros diferentes pelo domínio do tráfico de drogas.
“Já estávamos propagando essa operação e outras que estão por vir, fora as operações menores que fazemos todos os dias, mas devido aos homicídios aceleramos a ação do Purys, que terminou com o "dono do morro", Maxuel Rodrigues Rosa, de 30 anos e Janderson Silva de Oliveira Rocha, de 20, presos e um menor, de 17 anos, apreendido”, explicaram.
No dia seguinte o trabalho continuou e Lucas dos Santos Gaspar, de 24 anos, que teria assumido a gerência do tráfico de drogas no local, foi preso. Durante as duas ações foram apreendidas duas pistolas calibre 9mm, 42 munições, 1.092 pinos eppendorf contendo cocaína, totalizando uma carga de mais de R$ 16 mil, R$ 5.790, um rádio transmissor e celulares.
“A sociedade pode achar que há uma omissão da polícia, mas não há, são 24 horas trabalhando, a gente não dorme, estamos em cima o tempo todo e não vamos parar. Podem até pensar que não estamos vendo as coisas que acontecem, mas estamos ligados em tudo”, ressaltou o comandante do 38º BPM, Tenente Coronel Soliva.
“Nem sempre há como dar uma resposta imediata para a população. Temos que buscar fundamentos, investigar, ter mandados de busca, apreensão e prisão. Não podemos prometer acabar com o tráfico, mas bagunça isso aqui não vai virar. Atos de violência relacionados ao tráfico nós não vamos permitir, eles tinham a pretensão de dominar algum bairro em Três Rios, isso não vai ocorrer de jeito nenhum”, destacou o delegado titular da 108ª DP (Três Rios), André Lourenço.
Tanto o delegado quanto o comandante enfatizaram que a banalização e aumento do consumo de drogas ilícitas, ou seja, quanto mais pessoas fazendo uso de maconha, cocaína, crack, entre outras, financia a violência, a compra de armas,que serão utilizadas nas guerras das facções, que geram várias mortes, incluindo as vidas perdidas de inocentes.

Cercar
Homicídios
Dos sete homicídios ocorridos no mês de março, cinco estão solucionados e dois estão em estado avançado de investigação. Vale destacar que foram feitos 13 pedidos de mandados de prisão relacionados a estes casos.

04/03 - Três homicídios na Jaqueira na segunda-feira de Carnaval
Três autores identificados, com mandados de prisão já decretados. Eduardo Schneider Ferreira (Dudu Gambá) encontra-se preso, Deivison Rosa Costa, foi morto no dia 13 de março e o terceiro envolvido está foragido.
Relembre o caso
Um triplo homicídio e uma tentativa de homicídio foram registrados na segunda-feira (4) de carnaval no bairro Jaqueira, em Três Rios. As vítimas fatais no local foram identificadas como: Leandro Cabral, de 28 anos, e Erlon Lima da Fonseca, de 50 anos. Danilo Ramos Perez, de 25 anos, e um home, de 20 anos, foram baleados e levados para o Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição, porém Danilo veio a óbito.

13/03 - Duplo homicídio na Vila Isabel, em Três Rios
Três autores identificados com mandados de prisão expedidos. Todos foragidos.
Relembre o caso
Deivison Rosa Costa, de 25 anos, e Naiara Mirra de Souza, de 19 anos, foram mortos a tiro na noite de quarta-feira (13) na Rua São Severino,Vila Isabel, Três Rios. Quando a polícia chegou encontrou o corpo da mulher caído ao chão no interior da casa e corpo do homem ao solo no quintal da residência.

21/03 - Homem é assassinado no bairro Santa Terezinha em plena luz do dia
Já tem linha de investigação adianta, armas apreendidas para confronto balístico.
Relembre o caso
Um homem foi morto a tiros por volta de 13h, no dia 21, no bairro Santa Terezinha, em Três Rios. A polícia foi acionada para comparecer até a Rua São Salvador para verificar uma ocorrência de homicídio, ao chegarem os PMs encontraram o corpo de Genivaldo Ferreira da Cruz, o “Valdo”, de 58 anos.

31/03 - Homicídio na Avenida Tenente Eneas Torno
Investigação adianta com coleta de imagens e informações.
Relembre o caso
Policiais que faziam rondas de rotina próximo ao Detran, por volta de 20h25 de domingo (31) procederam até a Avenida Tenente Eneas Torno, Nova Niterói, em Três Rios onde teria ocorrido disparos de arma de fogo. Ao chegarem encontraram Jorge Roberto dos Santos, de 53 anos, conhecido como “Garrucha” morto com perfurações pelo corpo.
Na casa encontrava-se a esposa dele, que no momento dos disparos estava no quarto e não pôde ver o autor, porém ouviu quando o Jorge disse: “O que você está fazendo aqui?”, e logo após o som dos disparos.
Tentativas de homicídios
As três tentativas de homicídios, 4, 13 e 28 de março, estão solucionadas com os mandados de prisão decretados, sendo Levy Marcolino Cruz Júnior e Luiz Albano dos Santos Bernardes, já se encontraram presos.

Cercar
Dados do 38° BPM no período de 01/01 a 09/04/19
Mais de mil ocorrências atendidas, a grande maioria tidas como “assistencialistas”, gerada após ligações para o 190, pois são aquelas em que não há presos ou apreensões como por exemplo quando o cidadão ouve um barulho no quintal e liga para o batalhão, discussão entre vizinhos, etc
- Presos: 215 (sendo 102 por tráfico de drogas)
- Armas de fogo apreendidas: 19
- Maconha: quantidade equivalente a cerca de 3.500 trouxinhas
- Cocaína: quantidade equivalente a cerca de 12.000 pinos
- Crack: quantidade equivalente a cerca de 1.600 pedras
OBatalhão possui uma equipe de policiais militares do projeto Guardiões da Vida voltada para a prevenção mediante o acompanhamento de menores em situação de vulnerabilidade, cabendo destacar os seguintes dados:
- 25 escolas atendidas
- 103 crianças no projeto de aulas de judô
- 320 menores sendo acompanhados

Dados da 108ª DP no período de 01/01 a 31/3
- 84 decisões de indiciamento, ou seja, 84 pessoas que vão responder na justiça por algum crime
- 91 autos de prisão em flagrante
- 13 AAAPAI – Auto de Apreensão de Adolescente por Prática de Ato Infracional
- 55 cumprimentos de mandados de prisão
- 7 cumprimentos de mandados de busca e apreensão de adolescente infrator

 

Por Redação

Publicidade
160X600jpg