Deputado Vinicius Farah propõe destinação de 0,5% dos prêmios da Mega Sena para as APAEs

País - (Política) - Sábado, 16 de Março de 2019.

O Deputado Federal Vinicius Farah protocolou na última semana, o Projeto de Lei n. 1372, que cria o cria o Fundo Nacional de Apoio à APAEs e institui destinação de 0,5% dos prêmios da Mega Sena, da loteria da Caixa.
Hoje, as APAEs recebem um percentual de repasse muito baixo, o que tem prejudicado a saúde financeira das instituições. O Fundo de Apoio às APAEs é uma busca de apoio financeiro às associações que vivem hoje, em grande parte, de doações e voluntariado, além de recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
Essa demanda foi solicitada ao deputado diretamente por aqueles que representam as 2.201 APAEs e entidades filiadas, coordenadas por 24 Federações Estaduais e que atendem cerca de 250.000 pessoas com deficiência intelectual e múltipla, diariamente, em mais de 2 mil municípios em todo o território nacional.
As APAEs formam uma rede sem fins lucrativos que há mais de 60 anos se dedica à defesa de direitos e prestação de serviços à pessoa com deficiência no Brasil, sendo responsável pela inclusão social, em diversos níveis, de milhares de pessoas ao longo de sua história.
“Sempre acompanhei de perto a luta das APAEs, antes mesmo de me tornar homem público, e passei a ser defensor do belíssimo trabalho que essas associações realizam por todo o Brasil. Por isso, protocolei o Projeto de Lei n.1372, que sei que será de grande ajuda para todas as APAEs do Brasil. Pela minha experiência, acredito que seu papel crucial está no serviço prestado à sociedade, sendo entidade que zela pela integração social e cultural de seus assistidos com cada comunidade onde está atuante, promovendo laços para o maior entendimento e aceitação das diferenças e engrandecendo a convivência humana” - declarou o deputado.
Nessa semana, Farah foi indicado ainda para ser membro da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência, onde estará trabalhando pessoalmente por essa importante causa.


Por Redação

Publicidade
3 Tenis 189