Dia das Mães: Confira a origem da data, sua importância e conheça diversas mães do nosso município

País - (Cotidiano) - Sábado, 11 de Maio de 2019.

Dia das Mães: Confira a origem da data, sua importância e conheça diversas mães do nosso município

Pelo que se conhece a mais antiga comemoração do dia das mães é mitológica, surgida na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. A Enciclopédia Britânica diz: "Uma festividade derivada do costume de adorar a mãe, na antiga Grécia. A adoração formal da mãe, com cerimônias para Cibele ou Rhea, a Grande Mãe dos Deuses, era realizada nos idos de março, em toda a Ásia Menor."
Origem do Dia das Mães
Anna Jarvis perdeu sua mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, em maio de 1905, na cidade de Grafton, no estado da Virgínia Ocidental, EUA. Com a morte da mãe, Anna, diante do sofrimento e da dor que sentiu, decidiu organizar com a ajuda de outras moças um dia especial para homenagear todas as mães e para ensinar as crianças a importância da figura materna.
Anna e suas amigas eram ligadas à Igreja Metodista da cidade mencionada acima. Em 10 de maio de 1908, o grupo de Anna conseguiu celebrar um culto em homenagem às mães na Igreja Metodista Andrews, em Grafton. A repercussão do tema do culto logo chamou atenção de líderes locais e do então governador do estado de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock. Glassock definiu a data de 26 de abril de 1910 como o dia oficial de comemoração em homenagem às mães.
Dia das Mães no Brasil
No caso do Brasil, o Dia das Mães foi comemorado pela primeira vez em 12 de maio de 1918, na Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. Em outros lugares, houve também outros focos de comemoração de mesmo teor, geralmente associados a instituições religiosas. Mas foi somente em 1932, durante o governo provisório de Getúlio Vargas, que o Dia das Mães passou a ser celebrado segundo o molde dos Estados Unidos, isto é, em todo segundo domingo do mês de maio.
• Dia das Mães 2018: 13 de maio
• Dia das Mães 2019: 12 de maio
• Dia das Mães 2020: 10 de maio
• Dia das Mães 2021: 9 de maio
• Dia das Mães 2022: 8 de maio
• Dia das Mães 2023: 14 de maio
O Dia das Mães também é uma importante data para o comércio no Brasil, perdendo apenas para o Natal em vendas.
A celebração está à frente do Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Páscoa.

O Entre-Rios Jornal reservou um espaço para várias mães do município. Parabéns a todas. Feliz Dia das Mães!

Por Zeca Lima

Publicidade
728x90
4 itens por 199