Dia Mundial da Água

Confira como a região celebrou a data águas

Região - (Cotidiano) - Sábado, 23 de Março de 2019.

Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, por meio de uma resolução, em 21 de fevereiro de 1993, no intuito de fomentar ações e iniciativas de conscientização da população sobre a importância da água, recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos.
Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água. Na data, instituições de todo o mundo realizam palestras, ações e dinâmicas que levam conhecimento e provocam debate sobre a temática.
Além de evidenciar o problema da escassez, essa data traz outra reflexão tão necessária quanto a preservação da água. Segundo o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos, divulgado em Genebra, no dia 19 de Março, cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso à água potável.
Em 2010, a Assembleia Geral da ONU aprovou a resolução que reconhecia “o direito à água potável, segura e limpa, e ao saneamento como um direito humano”. Já em 2015, o direito ao saneamento foi explicitamente reconhecido como um direito distinto. Ou seja, os Estados têm a obrigação de promover o acesso universal ao saneamento básico e à água potável para todos, indiscriminadamente e priorizando àqueles com mais necessidades.
Apesar disso, esses dados nos revelam as grandes disparidades sociais. De acordo com o relatório, metade das pessoas que consomem água extraída de fontes não seguras estão na África. Na chamada África Subsaariana, por exemplo, 24% da população bebem água potável segura, e 28% possuem instalações sanitárias básicas individuais, ou seja, não compartilhadas com outras residências.
Já dizia a música de Guilherme Arantes: “Terra! Planeta Água”. Estima-se que cerca de 71% da superfície terrestre é coberta por água. Desse total, 97,4% está em estado líquido, nos oceanos. Assim, 2,6% do total de água no planeta é chamada de doce e apenas 0,96% estão em fontes subterrâneas, rios e lagos, acessíveis para o consumo humano.
Nesse dia 22, mais do que apenas conscientizar a preservação do recurso natural com impacto vital para o planeta, é preciso olhar para o outro. Afinal, com a falta de acesso à água potável e saneamento seguro, esses 2 bilhões de pessoas, muito provavelmente, enfrentarão inúmeros desafios como problemas de saúde, desnutrição, condição precária de vida e falta de oportunidades de emprego e educação. Vamos construir um mundo e uma sociedade melhor para as próximas gerações.

Confira a comemoração do Dia Mundial da Água nos municípios da região

Três Rios
Nesta sexta-feira (22), Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Três Rios premiou os alunos da rede municipal de ensino que participaram dos concursos da Semana da Água, pautado pela lei 4431/17, de autoria do vereador Juarez.
Com o tema uso racional da água e proteção aos rios e nascentes, a Secretaria de Educação promoveu um concurso de redação e desenho entre os estudantes das escolas municipais. O objetivo foi promover a conscientização da comunidade para a importância do gerenciamento adequado dos recursos hídricos.
Outro concurso promovido foi o concurso de arte Bueiro Bom é Bueiro Limpo, que visa conscientizar a população de que lugar de lixo é no lixo, e não nos bueiros, que devem se manter livres de qualquer resíduo que possa levar poluição para as nossas águas e alagamento para as nossas ruas. O concurso contou com o apoio do Saaetri, Secretarias de Meio Ambiente, Ordem Pública e Coordenadoria de Políticas Anti Drogas.
Passeio ciclístico comemora o Dia Mundial da Água em Três Rios
Crianças, jovens, adultos e grupos de pedal têm um encontro marcado hoje (23), com concentração a partir das 8h, em frente à quadra de esportes da Avenida Alberto Lavinas (Beira Rio).
O motivo é a realização do Pedal pelas Águas 2019, passeio ciclístico promovido pelo Saaetri em parceria com as secretarias de Educação, de Esporte e de Meio Ambiente para comemorar o Dia Mundial da Água.
A pedalada tem como principal objetivo conscientizar os participantes a respeito da preservação e do uso racional da água. Pessoas de qualquer idade podem participar do evento.
O percurso tem, aproximadamente, 3,5 km e compreende a extensão da avenida e parte da margem direita. Cerca de 450 pessoas participaram da edição do ano passado. Ao final do evento, será sorteada uma bicicleta entre os inscritos.
O Pedal pelas Águas é uma iniciativa do Comitê Médio Paraíba do Sul em parceria com os municípios da sua região hidrográfica.

Miguel Pereira
Miguel Pereira não vai comemorar o evento no momento devido a incompatibilidade de agenda e por ter vários eventos próximos. Em breve, haverá a divulgação da data da comemoração pelo Dia Mundial da Água por parte dos miguelense.

Sapucaia
Secretaria de Educação realiza ações para celebrar Dia Mundial da Água
Para celebrar a ocasião, a Secretaria de Educação de Sapucaia vem promovendo durante toda a semana, nas escolas da cidade, uma intensa programação voltada para os alunos da rede municipal de ensino.
As unidades educacionais estão realizando diversas atividades focadas na valorização da água e sua preservação. A Creche Municipal Izabel Ferrez da Silva (Tia Belinha) recebeu os alunos com músicas e cartazes, já na Creche Dilcéia Alves Jardim Francisco, de Anta, as crianças saíram ontem (22) da aula caracterizadas.
Algumas turmas da Escola Municipal Paulino Fernandes, de Aparecida, conheceram o sistema de tratamento de água da cidade na sexta-feira (22). De acordo com a secretária de Educação, Márcia Felipe, o tema foi trabalhado de forma contextualizada em todas as escolas.
“Precisamos reforçar com nossos alunos a importância da conservação da água para a manutenção da vida no planeta, pois nosso futuro depende de sua preservação e da continuidade de seus ciclos. Por isso precisamos evitar a poluição dos rios, mares e oceanos, além de ter consciência da importância do uso responsável e racional da água”, destacou Márcia.
Para o prefeito Fabrício Baião, é primordial incentivar os jovens a cuidar do meio ambiente e zelar pelos recursos naturais, descartando o lixo corretamente e evitando o desperdício de água e de alimentos, entre outras ações. É nosso papel promover essa conscientização, para que possamos fazer o melhor pelo nosso futuro.

Paty do Alferes
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Prefeitura Paty do Alferes realizou diferentes ações ao longo do mês. No início de março, o prefeito Juninho Bernardes, acompanhado do vice-prefeito Arlindo Dentista, do empresário Jorge Fernandes e da equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (SMACT) do município, realizou o marco do primeiro reflorestamento do município, no bairro Palmares, em que foi feito o plantio de mais de 5.500 mudas de plantas nativas da Mata Atlântica, em 03 hectares de área antes degradada.
Outra importante ação foi realizada no dia 22 de março pela equipe da Educação Ambiental da SMACT na Escola Municipal Osório Duque Estrada, na Poaia, em que foi realizada uma palestra juntos aos alunos do 4º ano, com dinâmica e distribuição de panfletos, abordando a importância da água a situação dos recursos hídricos do município e a importância da preservação dos mananciais.
No final de semana, mais atividades vão celebrar o Dia Mundial da Água no município, hoje (230, na Feira Agroecológica de Paty, tem o Festival de Flores, com doação de Mudas nativas do Horto Municipal ao público, na Praça George Jacob Abdue, e no domingo (24), haverá o 2º Pedal Pelas Águas, uma parceria da SMACT junto com o Comitê Médio Paraíba do Sul, às 9h, com partida da Praça da Estação.
Comendador Levy Gasparian
Escolas municipais de Comendador Levy Gasparian fizeram uma programação completa com seus alunos com o tema “Sabendo usar não vai faltar!”, voltado para o Dia Mundial da Água.
Paraíba do Sul e Areal
Os municípios de Paraíba do Sul e Areal não informaram sobre a comemoração do Dia Mundial da Água.

Por Redação

Crédito da Foto: Divulgação das prefeituras citadas na matéria

Publicidade
1200x628jpg
3 Tenis 189