Dia Mundial de Luta contra a Aids é celebrado hoje

Neste 1° de dezembro é comemorado o Dia Mundial de Luta contra a Aids. A origem data surgiu em 1987, quando a Assembleia Mundial de Saúde com o apoio da Organi

Três Rios - (Mundo) - Quinta, 12 de Janeiro de 2012.

Neste 1° de dezembro é comemorado o Dia Mundial de Luta contra a Aids. A origem data surgiu em 1987, quando a Assembleia Mundial de Saúde com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu transformar 1o de dezembro no Dia Mundial de Luta contra a Aids para reforçar a solidariedade com as pessoas portadoras do vírus HIV.


Em 1987, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), a Assembleia Mundial de Saúde decidiu transformar 1o de dezembro no Dia Mundial de Luta contra a AIDS para reforçar a solidariedade com as pessoas portadoras do vírus HIV.
Desde então, todo ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) escolhe o grupo social que registra o maior número de casos de HIV/AIDS e define estratégias para uma campanha de sensibilização da opinião pública.


No Brasil, a homenagem vigora desde 1988 a partir de uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde que, seguindo o exemplo da OMS, elabora uma campanha a cada ano para alertar a população sobre os avanços da doença.


Números


Atualmente, estima-se que 530 mil brasileiros vivam com HIV e destes, 135 mil desconheçam sua situação. Cerca de 30% dos pacientes chegam aos serviços de saúde tardiamente.


De acordo com um relatório da ONU divulgado em julho deste ano, o número de mortes por Aids em todo o mundo caiu 24% entre 2005 e 2011. O total de óbitos passou de mais de 2,2 para 1,7 milhão.


Vírus HIV


Agente causador da AIDS, o vírus HIV foi descoberto em 1979 pela equipe do professor Jean Luc Montagnier, do Instituto Pasteur, na França, e sua sigla, em inglês, significa Human Immunodeficiency Virus, ou seja, Vírus da Imunodeficiência Humana.


Já a Aids quer dizer Síndrome da Imunodeficiência Adquirida que, palavra por palavra, nos fala o seguinte: Síndrome, por ser uma combinação de sintomas e sinais físicos; Imunodeficiência, por debilitar o sistema imunológico; e Adquirida, por não ser natural da pessoa, mas vindo de fora e penetrando no organismo.


Ao contrário das bactérias, um vírus só é capaz de sobreviver e proliferar quando atua como parasita, quer dizer, quando se instala em uma célula onde possa morar. No caso do HIV, não é diferente. Oportunista como os outros, ele se vale de uma ação lenta para fazer seu estrago silencioso.


Veja as recomendações do Ministério da Saúde sobre formas de prevenção contra o vírus HIV:


O vírus da AIDS pode ser transmitido das seguintes formas:
·    Sexo vaginal sem camisinha
·    Sexo anal sem camisinha
·    Sexo oral sem camisinha
·    Uso de seringa por mais de uma pessoa
·    Transfusão de sangue contaminado
·    Na gravidez, no parto ou durante a amamentação, se a mãe estiver infectada
·    Instrumentos não esterilizados que furam ou cortam


Abaixo, vemos como não se contrai AIDS:
·    Sexo, desde que com uso de camisinha
·    Masturbação a dois
·    Beijo no rosto ou na boca
·    Suor e lágrima
·    Picada de inseto
·    Aperto de mão ou abraço
·    Sabonete, toalhas e lençóis
·    Talheres e copos
·    Assento de ônibus
·    Piscina
·    Banheiro
·    Doação de sangue
·    Pelo ar
 

Por Redação

Publicidade
1200x628jpg
B03 - 300x250