Dia Mundial do Câncer

País - (Saúde) - Sábado, 02 de Fevereiro de 2019.

Dia Mundial do Câncer

O Dia Mundial do Câncer é celebrado anualmente dia 4 de fevereiro, a data foi criada em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC). O objetivo desta data é fazer com que toda a sociedade discuta este assunto, com a principal missão de ajudar a controlar esta doença que mata milhões de pessoas ao redor do mundo.
O câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e alterações genéticas). Entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer. É uma doença provocada por alterações (mutações) no interior das células, sendo que a maioria dessas alterações celulares genéticas ocorre após o nascimento; são raros os casos de cânceres que se devem exclusivamente a fatores hereditários. Certo número de fatores pode causar essas alterações, como o tabagismo, radiação, exposição a vírus, produtos químicos causadores de câncer (Carcinógenos), alimentação inadequada, obesidade, hormônios, inflamação crônica e falta de atividade física.
O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. O tabaco fumado em qualquer uma de suas formas causa até 90% de todos os cânceres de pulmão e é um fator de risco significativo para acidente vascular cerebral e ataques cardíacos mortais. O câncer de pulmão é o tipo de tumor mais letal e também uma das principais causas evitáveis de morte em nosso país. Contudo, o tabagismo ainda pode ser responsável pelos seguintes cânceres: leucemia mielóide aguda; câncer de bexiga; câncer de pâncreas; câncer de fígado; câncer do colo do útero; câncer de esôfago; câncer nos rins; câncer de laringe (cordas vocais); câncer de pulmão; câncer na cavidade oral (boca); câncer de faringe (pescoço); câncer de estômago.
Os produtos de tabaco matam seis em cada dez consumidores. No Brasil, 428 pessoas morrem por dia por causa da dependência a nicotina. [INCA, 2018]
No Município de Três Rios, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil disponibiliza o Programa de Controle do Tabagismo que está integrado ao Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF – AB). Os grupos e os atendimentos acontecem no Posto Central e na Clínica da Família (Vila Isabel); contam com o apoio de uma equipe multidisciplinar. O objetivo do programa é auxiliar o fumante a desenvolver habilidades para permanecer sem fumar e o que manterá o paciente livre do tabaco ao longo dos anos é a reformulação dos seus hábitos.
Todas as pessoas podem reduzir o risco de câncer ao adotar um estilo de vida mais saudável, como parar de fumar, manter-se fisicamente ativo e consumir alimentos e bebidas saudáveis. Todos nós podemos contribuir de alguma forma na luta contra a doença.

Fernanda Cardoso Portela de Castro
Enfermeira - NASF
Coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo – Três Rios

Por Redação

Publicidade
AMARO 728x90 17C12
200 produtos com 50OFF - 300x250