Eclipse lunar será visível no Brasil hoje (27)

A Lua Sangrenta, como é conhecida, poderá ser contemplada às 21h30

Mundo - (Cotidiano) - Sexta, 27 de Julho de 2018.

Eclipse lunar será visível no Brasil hoje (27)

Na noite desta sexta-feira (27) a Terra se colocará entre o Sol e a Lua, levando ao eclipse lunar mais longo do século XXI.
A fase total do fenômeno começará às 21h30 (desde 16h30 de Brasília) e terá duração de 102 minutos, já que a lua passará próxima ao centro da sombra terrestre. A Lua Sangrenta, como é conhecida, poderá ser contemplada às 21h30. Durante essa fase, o satélite refletirá uma tonalidade avermelhada que lhe confere popularmente o nome de Lua de Sangue. Ainda que aspecto mais chamativo do fenômeno seja o espetáculo de sua cor, também é útil para que os cientistas possam conhecer melhor o estado da atmosfera terrestre, de acordo com Miquel Serra, astrônomo do Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC):
“Nós a vemos porque a atmosfera terrestre produz dois efeitos sobre a luz solar”, afirma o especialista do IAC.
O primeiro é o fenômeno de refração, uma curvatura dos raios do Sol que rodeiam a Terra até chegar à Lua. O segundo é semelhante ao que acontece durante um entardecer. A atmosfera dispersa as cores mais energéticas da luz solar, como o verde e o azul, de maneira que somente os raios vermelhos chegam à superfície lunar.

Por Zeca Lima

Crédito da Foto: Reprodução

Publicidade
4 itens por 199