ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ÚLTIMAS

Escritor sul-paraibano publica sua primeira obra literária

Livro de poemas é uma junção da comunicação atual das redes sociais em uma tentativa de ver em tudo um sentido poético

Paraíba do Sul - (Cultura) - Quarta, 04 de Março de 2020 às 07:00 horas.

  Escritor sul-paraibano publica sua primeira obra literária Autor da obra Casulos


Publicado no outubro de 2019 pela Kotter Editora, em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, a obra literária Casulos, do sul-paraibano Rômulo Moraes chegará até o final de março em Três Rios.
Casulos é um livro de poemas e aposta que atualmente tudo tem um certo sentido poético cuja extração cabe a quem melhor souber imaginar. Por isso a estrutura que dá suporte ao livro é, evidentemente, a do Twitter, não só por causa dos seus dois poemas centrais, que são literalmente “tweets selecionados”, mas porque, mesmo nos poemas mais “sérios”, entra em cena um modo de impor uma vitalidade significativa ao banal e arbitrário. A poesia se torna um jogo, uma forma de brincar com as coisas, e, com isso, encontrar reverberações da própria poesia na vida. O poema serve para fazer essa esquizofrenia da internet se fixar como obra, e então tudo passa, tudo está curado; as toxicidades são só acidentes de percurso no monumental laboratório da vida.
“Escrevo desde sempre, eu acho. Mas o livro é um amontoado de coisas coletadas, escritas e reescritas nos últimos cinco anos. 90% do que é escrito acaba indo pro lixo, e os outros 10% são altamente adulterados no processo, mas no fim é isso aí, alguns anos de escrita”, explica o autor.
Dentre suas inspirações estão Borges, Thomas Pynchon, Marcel Schwob, W.G. Sebald, Manoel de Barros, Ferreira Gullar e outros.

Sobre o autor
Rômulo Moraes nasceu em Juiz de Fora em 1996 e passou a infância em Paraíba do Sul, onde sua família vive até hoje, antes de se mudar para o Rio de Janeiro. Formou-se em Comunicação Social pela UFRJ, e lá cursa mestrado atualmente, pesquisando música e fenomenologia. No começo de 2020, resolveu que voltaria a Paraíba do Sul por um ano para se dedicar com calma à dissertação e reencontrar suas raízes, se reaproximando da família e de suas próprias memórias infantis.
A obra pode ser encontrada pelo link da própria editora:
https://kotter.com.br/loja/casulos/?v=0a9888dbd908

Por Redação

Crédito da Foto: Divulgação

Publicidade