Exposição sobre Wanderley Rodrigues comemora o Dia Municipal da Cultura

Três Rios - (Entretenimento) - Terça, 09 de Julho de 2019.

 Exposição sobre Wanderley Rodrigues comemora o Dia Municipal da Cultura

Instituído em 2006 no calendário oficial de Três Rios, através da lei nº 2.945 de autoria do vereador Joacir Barbaglio Pereira (Joa), sancionada pelo prefeito Celso Jacob, o Dia da Cultura é comemorado em 9 de julho, data do aniversário do artista Wanderley José Rodrigues, o Mestre Leley, nascido em Paraíba do Sul em 1924, que se consagrou na escola de samba Bom das Bocas como carnavalesco e criador de enredos desde que começou sua trajetória na agremiação em 1974. O último carnaval feito por ele para a verde e branco foi em 1994, com o enredo "Folia de Reis - Do Rei Midas ao Rei Pelé". O último título como carnavalesco foi em 1988, com o enredo "Esse Dourado Eldorado".
Mestre Leley projetou o Teatro Celso Peçanha, além de algumas residências, participou de rádio novela na Rádio 3 Rios AM, era músico, poeta (venceu um concurso de poesias do Sesc em 1973 com "Chuva nos Olhos"), compositor, pintor, escultor, jogador do América FC (de Três Rios), participou da fundação da Atlas - Academia Trirriense de Letras - e foi membro do Grupo de Amadores Teatrais Viriato Corrêa. Wanderley Rodrigues foi eleito vereador em Três Rios, assessor especial do prefeito Joaquim José Ferreira e também foi chefe de gabinete do executivo municipal nos governos dos prefeitos Waldir Medeiros e Micheli Félix.
Hoje, a partir das 19h30, no Espaço Cultural do Shopping Olga Sola, no Centro de Três Rios, será aberta uma pequena exposição em homenagem ao artista que faleceu em 23 de agosto de 1995, aos 70 anos.
A exposição "Leley - Ao Mestre com carinho", mostra a reprodução de alguns trabalhos do artista, especialmente os ligados ao carnaval. O público vai poder ver um figurino original da comissão de frente de 1994, além do esboço de um carro alegórico de 1982. Quem passar pelo local vai poder assistir a um vídeo de entrevista com o artista, que faz parte de um documentário do Bom das Bocas feito em 1993.
A exposição será aberta com a participação do Coral Municipal de Três Rios, da Camerata de Violões e da escola de samba Bom das Bocas. O acesso é gratuito.

Por Redação

Crédito da Foto: Reprodução/ Arquivo Ezilma Teixeira

Publicidade
728x90
160X600jpg