Favela Criativa percorrerá dez regiões do estado

Vassouras - (Entretenimento) - Sexta, 28 de Junho de 2019.

Favela Criativa percorrerá dez regiões do estado

A estreia da Mostra de Cinema Favela Criativa, segunda-feira (24), no Cine Odeon Net-Claro, foi apenas o início da visibilidade dos filmes produzidos por jovens de comunidades do Rio de Janeiro. Contemplados nos editais de chamadas públicas feitas pelo Programa Favela Criativa, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, esses filmes ficarão em cartaz, em julho, no circuito alternativo de salas, centros culturais e cineclubes espalhados pelas dez regiões que compõem o estado do Rio de Janeiro.

A alegria dos produtores e cineastas presentes à festa de abertura não foi só pelo trabalho realizado. O Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Ruan Lira, anunciou, no evento, que um novo edital deverá ser lançado até 2020. Os realizadores tiveram total autonomia para criar suas obras, de temática variada, abrangendo desde os gêneros musicais, como funk e hip hop, até assuntos como a narrativa de moradores de rua, questões indígenas e religiosas. Para isso, cada projeto aprovado contou com um orçamento de R$ 15 mil, cada.

Ruan Lira comentou que, graças ao trabalho da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa com esse projeto, está sendo possível levar e expandir a ideia de arte e cultura, proporcionando reconhecimento da cinematografia desses jovens por uma plateia mais abrangente.

"Fico feliz em poder levar a público essa vibrante manifestação audiovisual, possibilitando, de forma democrática, o debate sobre a cinematografia das periferias para além da capital do estado", disse o secretário.

A noite contou com apresentação dos atores Leandro Firmino e Gabriela Loran e terminou numa grande celebração, com funk e exibição de dançarinos de passinho, dos Imperadores da Dança.
Na região Centro-Sul, a programação inclui Vassouras no dia 13 de julho (sábado), com os filmes

"Filhos da pátria" e "A flor do caboclo: A história de Zélio de Moraes", no Centro Cultural Cazuza, na Rua Custódio Guimarães, 65, no Centro. A organização ainda não confirmou o horário.
Mais detalhes sobre a programação nas outras regiões, locais e horários de exibição em: http://cultura.rj.gov.br/filmes-da-mostra-favela-criativa-circularao-por-todo-o-estado

Por Ascom da Sec. de Cultura e Economia Criativa

Por Assessoria de Imprensa

Publicidade
B03 - 300x250