Feira Orgânica em Três Rios

Três Rios - (Cotidiano) - Quinta, 18 de Julho de 2019.

Feira Orgânica em Três Rios

Muita gente ainda não sabe, mas Três Rios tem feira orgânica. Todos os sábados de 5h30 às 13h, dois produtores, um de Areal e um de Paraíba do Sul, ficam na Praça São Sebastião, no centro da cidade comercializando inúmeros produtos sem agrotóxicos e também com ervas medicinais.

De acordo com o produtor de Areal João Tomaz, cestas orgânicas com dez produtos diversificados também são oferecidos em sua barraca por R$ 50 e quem quiser, o produtor faz entregas em domicílio, basta procura-lo na feira e combinar.

“As pessoas podem comprar os legumes, verduras, frutas, com a certeza de que são orgânicos, já que para vendê-los é necessário ter um certificado de conformidade orgânica da Associação de Agricultores Biológicas – AB/O, que é composta pela Emater, Ministério da Agricultura, Embrapa e Senar, que verificam tudo. Esse certificado só vale por um ano, então o produtor tem que estar sempre em dia e dentro das normas para ter esse certificado”, explicou João.


O que é o produto orgânico?

Produto orgânico é todo produto, animal ou vegetal, obtido sem a utilização de produtos químicos ou de hormônios sintéticos que favoreçam o seu crescimento de forma não natural.

O solo é a base do trabalho orgânico. No caso do vegetal, o solo deixa de ser um mero suporte para a planta, tornando-se sua fonte de nutrição – livre de produtos agrotóxicos, pesticidas, adubos químicos ou sementes transgênicas. No caso dos animais, sua criação é feita sem o uso de hormônios de crescimento, anabolizantes ou outras drogas como os antibióticos.

Para ser considerado orgânico, o produto tem que ser produzido em um ambiente de produção orgânica, onde se utiliza como base do processo produtivo os princípios agroecológicos que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais.

Na agricultura orgânica não é permitido o uso de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente. Não são utilizados fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos.

Fonte: http://www.organicsnet.com.br

Por Aline Carius

Publicidade
1200x628jpg
4 itens por 199